Cavalgada, procissão e missa marcam o dia da padroeira do Brasil em Piacatu


Festividades também ocorreram na igreja matriz de Santópolis do Aguapeí

13/10/2011 22:43 - Atualizado em 22/02/2020 22:51 | Por: Otávio Manhani

Daniester Rodrighero/Colaborador

Cavalgada teve início na capela do bairro rural do Cassimiro

Centenas de católicos de Piacatu participaram das comemorações do Dia de Nossa Senhora Aparecida, ontem (12). As demonstrações de fé começaram por volta das 5h30, quando fogos de artifício já anunciavam o dia da padroeira do Brasil que, inclusive, também é a padroeira da Diocese de Araçatuba.

Exatamente às 8h, aproximadamente 70 cavaleiros saíram da capela de Santa Rita de Cássia, no bairro rural do Cassimiro, em uma cavalgada que conduziu a imagem da santa até a entrada da cidade.

No trajeto, a imagem da santa foi levada por vários cavaleiros, os quais revezavam entre si. Esta foi a segunda cavalgada realizada em homenagem a Nossa Senhora Aparecida. A primeira aconteceu no ano passado.

Até a chegada dos cavaleiros, centenas de fiéis aguardavam a réplica da santa na entrada da cidade. Assim que chegaram, os cavaleiros sobre os cavalos formaram um corredor, onde uma criança passou entre eles com a imagem de Nossa Senhora Aparecida, momento em que emocionou várias pessoas.

As homenagens deram sequência com uma procissão. A criança subiu com a imagem da santa em um caminhão enfeitado, onde foi levada até a igreja matriz de São José. Os cavaleiros seguiram a procissão.

Na igreja, várias pessoas aguardavam a chegada da imagem da santa. A missa foi iniciada ao som do berrante onde posteriormente a imagem foi apresentada aos fiéis pelo padre Edgar de Souza Lima, a qual foi acolhida com muitos aplausos.

No altar, redes, barco, cestos e um tecido azul simbolizando o rio com desenho de peixes, simbolizavam como a imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida foi encontrada por três pescadores no rio Paraíba, em outubro de 1717, na cidade de Aparecida (SP).

Na homilia, padre Edgar focou sobre a morte na juventude. Segundo ele, 73% das mortes por assassinato, drogas, prostituição e violência são de jovens. “A cada 100 pessoas mortas [em decorrência de tais fatores], 73 são jovens. Peço a Nossa Senhora Aparecida, nesse dia de hoje, que cuide da juventude. Rogai pelos nossos jovens”, completou o pároco.

Durante a missa, o padre convidou as crianças a irem ao altar para fazerem uma oração juntas, uma vez que a data coincide com o Dia das Crianças.

As celebrações à padroeira do Brasil seguiram com outra homenagem feita pelos cavaleiros. No corredor principal da igreja, eles formaram um corredor humano e a imagem da santa foi conduzida pela mesma criança até o altar e entregue ao padre.

Enquanto a criança, uma menina de 6 anos, caminhava com a imagem da santa até o altar, o sino da igreja foi tocado. O sino não era acionado desde 15 de dezembro de 2007, ocasião em que a igreja matriz completou 50 anos.

Ao final da missa, ao invés de pães, as crianças receberam um pacote contendo doces. Após a celebração, padre Edgar visitou dez casas com a imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida.

OUTRAS HOMENAGENS

Ao meio dia, católicos dos vários cantos da cidade soltaram fogos de artifício para comemorar o dia da padroeira do Brasil.

Por volta das 16h, foi realizada uma celebração no coreto do Lar São Luiz Montfort em homenagem a Nossa Senhora Aparecida. Posteriormente, a imagem saiu em carreata até a ponte sobre o Rio Lontra, na divisa entre Piacatu e Santópolis do Aguapeí.

O encontro entre a carreata dos fiéis de Piacatu se misturou com a cavalgada dos fiéis de Santópolis do Aguapeí. A entrega da imagem da santa foi feita por um adolescente que participou da cavalgada em Piacatu ao cavaleiro da cidade vizinha.

Assim como em Piacatu, padre Edgar participou da cavalgada em uma charrete, onde celebrou a missa da padroeira do Brasil na igreja matriz de Nossa Senhora das Graças, em Santópolis do Aguapeí, onde dezenas de fiéis participaram da celebração.

GALERIA DE FOTOS