Projeto incentiva produtores rurais de Santópolis na diversificação de lavouras


Projeto municipal iniciado em 2007 tem por objetivo reduzir o desemprego

14/09/2011 21:08 - Atualizado em 23/02/2020 21:21 | Por: Otávio Manhani

Otávio Manhani/Jornal Comunicativo

Produtores rurais que integram o projeto durante colheita de abóbora

A Prefeitura de Santópolis do Aguapeí, por meio do setor da Agricultura, incentiva desde 2007 os produtores rurais com o projeto municipal Semeando Esperança. O projeto tem por objetivo reduzir a quantidade de pessoas desempregadas na cidade pelo sistema de agricultura familiar.

O Comunicativo esteve no bairro Jangadinha para visitar seis famílias que dividem uma área de quatro alqueires na produção de abóbora, berinjela, tomate, quiabo, pepino, jiló, vagem e pimentão. A área é dividida em lotes e a mão-de-obra é por conta das famílias.

Conforme informou o engenheiro agrônomo da Casa da Agricultura local, Carlos Henrique Russafa Miguel, a Prefeitura disponibiliza os insumos necessários para o projeto e sistema de irrigação. Na colheita, 70% da produção pertencem às famílias e outros 30% fica com a Prefeitura para a manutenção do projeto.

O engenheiro agrônomo disse que a porcentagem destinada à Prefeitura muitas vezes é por meio de mercadorias, as quais são enviadas à cozinha piloto do município.

O pensionista e produtor rural Gerson Queiroz, 63 anos, faz parte do projeto Semeando Esperança desde 2007. Antes de integrar ao projeto, ele trabalhava na colheita de tomate. “Estou gostando do projeto. Melhora a cada ano”, avalia.

Outro produtor rural que integra o projeto é Osmar de Souza, 62 anos. Ele trabalhava na colheita de quiabo e tomate antes de fazer parte do Semeando Esperança. Questionado sobre o projeto, ele contenta-se em dizer que “está ótimo”.

Lourival Bernardo da Silva, 74 anos, há quatro anos no projeto, também diz aprovar a iniciativa da Prefeitura. “Temos boa assistência técnica”, reforça.