Conselho Tutelar de Piacatu reúne educadores em palestra


Encontro debateu a questão do diálogo e citou o Estatuto da Criança e do Adolescente

15/09/2011 21:40 - Atualizado em 23/02/2020 21:46 | Por: Otávio Manhani

Otávio Manhani/Jornal Comunicativo

Profissionais do setor educacional de Piacatu durante palestra

O Conselho Tutelar de Piacatu promoveu ontem (14) uma palestra para abordar a sua importância na sociedade. O evento aconteceu na Câmara Municipal e reuniu aproximadamente 60 profissionais que trabalham na área educacional do município e convidados.

O palestrante Sérgio Rapozo Calixto deixou claro que a responsabilidade sobre a criança e adolescente é a família, e não o Conselho Tutelar. Para isso, ele citou trechos do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) que prevê direitos e deveres à este público.

Calixto chamou a atenção dos participantes sobre a questão do diálogo. “Não sabemos conviver mais com as pessoas. Não há diálogo em casa”, comentou. Ele disse ainda que esta situação reflete diretamente na forma de educação dos filhos.

“Os pais preferem deixar os filhos em frente à televisão do que conversar alegando, na maioria das vezes, que estão cansados e que é um meio de distraí-los. Com isso, a criança reproduz aquilo que ouve e vê dentro de casa. Nem tudo que distrai a criança também ensina, pois, a televisão transmite programações que crianças não deveriam assistir. Mas quem deve controlar isso são os pais”, reforçou o palestrante.

Calixto explicou a função do conselheiro tutelar e ressaltou que os pais devem cuidar de seus filhos “no presente” e não ficar apenas projetando-os para o futuro. “O futuro é agora! Se quisermos coisas boas para nossos filhos no futuro, temos que agir agora!”, disse.