Conferência da Assistência Social define novas propostas de trabalho


Evento sediado em Gabriel Monteiro reuniu profissionais local e de Bilac e Piacatu

27/07/2011 18:52 - Atualizado em 01/03/2020 18:58 | Por: Otávio Manhani

Otávio Manhani/Jornal Comunicativo

Conferência reuniu profissionais de três municípios vizinhos

Profissionais ligados a Assistência Social do município de Bilac, Gabriel Monteiro e Piacatu estiveram reunidos ontem (26) para definirem propostas para a 8ª Conferência Municipal da Assistência Social. O evento aconteceu às 19h20 no Centro de Múltiplo-uso, em Gabriel Monteiro.

A prefeita de Gabriel Monteiro, Renée Crema Vidoto (PSDB), ressaltou que o momento era de somar conhecimentos e experiências entre os participantes.

Já a palestrante da conferência, a assistente social Marli Aparecida Escardovelli Alcântara, destacou a necessidade de analisar e propor medidas que deverão ser adotadas pela Assistência Social de cada município participante.

Marli enfatizou a importância de capacitar os profissionais que trabalham na Assistência Social constantemente, pois, segundo ela, sem capacitação dificilmente o órgão irá avançar como deve. “Estamos saindo do assistencialismo para uma assistência social”, completou a palestrante.

Após a conferência, profissionais de cada município se reuniram para propor algumas medidas. No caso de Gabriel Monteiro, a informação obtida pela reportagem é que as propostas estão sendo analisadas e, portanto, serão divulgadas nos próximos dias.

Em Piacatu, a assistente social e presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Juliane Cracco Verga, informou que entre as propostas sugeridas pela equipe está uma divulgação ampla dos serviços ofertados pelo Cras (Centro de Referência da Assistência Social).

“Também detectamos a dificuldade de participação dos usuários demandatários da Assistência Social nos conselhos”, acrescentou Juliane. A equipe ainda sugeriu a realização de um trabalho específico de prevenção às pessoas com dependência química.

Já para Bilac, a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Luciane Canassa Pardini, disse que a equipe propôs fortalecer a rede realizando mais discussões com os usuários, a contratação de equipe mínima de acordo com a tipificação através de concurso e a realização de um levantamento diagnóstico das principais problemáticas do município, entre outras propostas sugeridas.