Prefeitura de Clementina sedia 3ª Conferência da Saúde


Relatório deverá apontar as medidas a serem adotadas pelo governo municipal

17/06/2011 21:34 - Atualizado em 10/03/2020 21:45 | Por: Otávio Manhani

Otávio Manhani/Jornal Comunicativo

Profissionais de Saúde de Clementina durante a conferência

Profissionais da Saúde de Clementina participaram da 3ª Conferência da Saúde na manhã de hoje (17). O evento aconteceu no anfiteatro do Centro Cultural Kenkiti Kimura.

Entre as questões abordadas, a palestrante Maria Cristina Covolan Bachiega enfatizou a questão do acolhimento dos pacientes, pois, segundo ela, trata-se de uma atitude de inclusão. “Não há integralidade se não há acolhimento”, frisou.

Maria Cristina reforçou que o acolhimento está presente no encontro do paciente, na conversa e na atitude da equipe. “Temos que priorizar a coletividade. Um bom dia e um sorriso já é um acolhimento”, acrescentou.

A palestrante mencionou a necessidade de reorganização dos serviços prestados, assim como a importância dos gestores neste processo. “Tanto o funcionário quanto o usuário têm direitos e deveres”, frisou.

Já o palestrante Sebastião Sérgio da Silva, enfermeiro especializado em gestão de saúde pública, citou que o SUS (Sistema Único de Saúde) está presente na vida de todos os brasileiros e, portanto, a seriedade de gestores e sociedade em tratar do assunto.

A diretora da Saúde de Clementina, Maylena Martins Xavier, informou que aguarda a conclusão o relatório da conferência, mas adiantou à reportagem que entre as sugestões mencionadas pelos participantes está a necessidade de contratação de outro fisioterapeuta, fonoaudiólogo e psicólogo, além de a Prefeitura oferecer regularmente cursos de capacitação aos funcionários.