Dia de Campo em Piacatu sugere melhoria da genética do rebanho bovino


Profissionais do setor se revezaram em ciclo de palestras

18/06/2011 15:53 - Atualizado em 10/03/2020 22:03 | Por: Otávio Manhani

Otávio Manhani/Jornal Comunicativo

Pecuaristas durante visita ao rebanho da fazenda

A questão da genética como método para melhoria no rebanho bovino foi pauta do Dia de Campo promovido pelo Grupo Baumgartner na manhã de hoje (18). O evento aconteceu na Fazenda Capivara, em Piacatu, e reuniu pecuaristas do município e cidades da região, às 8h.

Com o tema “Em tempo de euforia, cuidado”, os palestrantes apresentaram resultados animadores aos criadores indecisos com relação à pecuária que, há alguns anos, disputa espaço com a cana-de-açúcar.

O ciclo de palestras teve início com o professor da Unesp de Jaboticabal (SP), Mateus Paranhos, o qual abordou as boas práticas no manejo de bovinos de corte.

Na sequência, o médico veterinário Leonardo de Souza, do Programa Nelore Qualitas, comentou sobre o trabalho investido na genética do rebanho da Fazenda Capivara. Em slides, o palestrante convenceu os pecuaristas de que o investimento, de fato, deu retorno.

Souza foi direto com os criadores e afirmou que a pecuária não aceita aventura genética e que o rebanho tem que ser monitorado. “Não se melhora o que não se mede. Você só sabe onde está quando mede [o desempenho dos animais]”, disse.

O palestrante disse ainda que os touros da Fazenda Capivara são bem avaliados e, por isso, são garantia de lucratividade. Ele citou também que, embora o valor de venda da arroba do boi seja a mesma, a vantagem é notada quando comparada ao custo para produzi-la.

O engenheiro agrônomo e professor da Esalq/USP, de Piracicaba (SP), Moacir Corsi, falou sobre os parâmetros de produção em pecuária de corte em sua palestra. Posteriormente, houve um bate-papo com convidados para esclarecimentos e, na sequência, os participantes foram conhecer o rebanho.