Prefeitura de Clementina e Gabriel Monteiro despontam no ranking da CNM


Municípios estão entre as 100 cidades do Brasil que tiveram o melhor IRFS

07/06/2011 21:04 - Atualizado em 11/03/2020 21:11 | Por: Otávio Manhani

Divulgação/Prefeitura de Gabriel Monteiro

Prefeita de Gabriel Monteiro, Renée Crema Vidoto (PSDB)

Dos 43 municípios que compõem a região administrativa de Araçatuba, as cidades de Clementina, Gabriel Monteiro e Guzolândia estão entre os 100 municípios do Brasil que obtiveram o melhor IRFS (Índice de Responsabilidade Fiscal, Social e de Gestão dos Municípios), elaborado pela CMN (Confederação Nacional dos Municípios).

Os dados são referentes a 2009 e as notas variam de 0 a 1. Quanto mais próximo de 1, melhor a posição do município, sendo que qualquer nota acima de 0,500 significa uma situação melhor do que a média.

Na lista, Clementina aparece na 69ª posição, com nota 0,594 e, na sequência, Guzolândia ocupa o 70º lugar. Já Gabriel Monteiro surge na 82ª posição, com nota 0,591. Bilac, Piacatu e Santópolis do Aguapeí não aparecem na lista da CNM.

Para falar sobre o resultado, o prefeito de Clementina, Nelson Casula (PP), foi direto: “Não jogo dinheiro fora. Chego cedo ao trabalho todos os dias. O segredo deste resultado chama-se trabalho”.

O prefeito, que cumpre seu segundo mandato consecutivo, disse ainda ter quitado dívidas deixadas por gestões anteriores que, juntas, ultrapassaram R$ 1 milhão. “Quitei todas as dívidas. Tive a consciência de que o prefeito tem que assumir esta responsabilidade”, acrescenta.

Casula fala ainda sobre ‘a fórmula’ que fez zerar o endividamento público de forma eficiente: “compro e pago à vista”. Com relação à área social, o prefeito frisa o trabalho desenvolvido pelo Cras (Centro de Referência da Assistência Social), que oferece diversos cursos às famílias atendidas em programas sociais.

A posição no ranking da CNM também animou a prefeita de Gabriel Monteiro, Renée Crema Vidoto (PSDB). Para ela, o índice reflete positivamente tudo o que tem feito desde que assumiu a prefeitura, em 2009.

Renée destaca os investimentos feitos para controlar as contas do município. “Investimos na renovação da frota municipal, onde adquirimos veículos novos. Com isso, conseguimos diminuir as despesas com manutenção”, explica.

Outra medida tomada pela prefeita foi adequar o quadro de pessoal por meio de concurso público e, com isso, suprir as dificuldades de alguns setores.

Na área social, Renée cita a implantação do Cras na cidade e fala sobre a construção do prédio que abrigará o projeto Espaço Amigo, que atende crianças e adolescentes com atividades educativas e recreativas.

Os dados divulgados pela CNM são fornecidos pela Secretaria do Tesouro Nacional, Datasus (Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde) e Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais.

Na lista de 2010, Bilac ocupava o 3º lugar do país. A queda pode estar relacionada com a crise financeira de 2009, apontada pela CNM como uma das responsáveis por ter afetado as finanças e gestão social das cidades.