Prefeitura de Piacatu faz megamutirão contra a dengue


Ação que reuniu mais de 100 pessoas recolheu mais de duas toneladas de entulhos

02/06/2011 21:11 - Atualizado em 11/03/2020 21:19 | Por: Otávio Manhani

Da Redação/Colaborador

Jovens do Tiro de Guerra retirando entulhos (Foto: Zeca Alves)

A Vigilância Sanitária de Piacatu, em parceria com as agentes comunitárias da Saúde, programa JCC (Jovens Construindo a Cidadania – EE Profª Cinelzia Lorenci Maroni), integrantes do Tiro de Guerra de Birigui e Programa Escola da Família, realizou um megamutirão contra a dengue no último dia 28.

Ao todo, 103 pessoas estiveram reunidas das 7h às 16h recolhendo entulhos em todas as ruas e avenidas da cidade. Conforme informou a coordenadora da Vigilância Sanitária, Tamiris Fagundes, foram recolhidas pouco mais de duas toneladas de entulhos.

A abertura do megamutirão aconteceu na Emef Prof. Eládio Rosseto, onde esteve presente o prefeito Nelson Bonfim (PTB) e o vice-prefeito Cleodemar José Gênova (DEM). Os 50 integrantes do Tiro de Guerra estiveram sob supervisão do sargento PM Cunha, de Santópolis do Aguapeí.

De acordo com Tamiris, a ação visitou todas as residências, inclusive algumas da zona rural que ficam próximas à cidade. Ela explica ainda que dias antes os moradores foram avisados sobre o megamutirão. “Acredito que foi benéfico, ajudou a limpar nossa cidade, contribuiu para que moradores se mobilizassem para retirar tudo que não tinha mais utilidade, até mesmo para limparem seus quintais”, acrescenta.

A coordenadora da Vigilância Sanitária diz também que espera que tal ação sirva de conscientização e preservação do meio ambiente. “Dias atrás estive passando por algumas áreas e vi dezenas de sacolas plásticas, embalagens de salgadinhos entre outros objetos descartados pela população, que vão desde peças de roupas até rádio automotivo”, completa.

Tamiris avalia de forma positiva o megamutirão, pois, segundo ela, houve um bom impacto e mostrou que a Vigilância Sanitária está em alerta com relação à dengue e a leishmaniose visceral. “Mas para isso precisamos do apoio da população, que mantenham o quintal sempre limpo”, lembra.

RESPALDO

A coordenadora da Vigilância Sanitária faz questão de frisar o apoio fornecido pela Prefeitura na realização do megamutirão. “Tivemos seis motoristas que nos auxiliou no transporte dos voluntários e dos entulhos”.

Tamiris cita ainda que o prefeito autorizou buscar e levar os integrantes do Tiro de Guerra de Birigui, que auxiliaram na ação. “Agradeço também o pessoal que preparou o café da manhã e o almoço para a equipe, assim como a secretária municipal da Saúde, Karina Cristina Gambera, que incentivou a iniciativa”, finaliza.