Fogo destrói trecho de reserva ambiental de Piacatu


Incêndio provavelmente foi provocado por filtro de ar que foi descartado no local

16/05/2011 17:29 - Atualizado em 11/03/2020 21:38 | Por: Otávio Manhani

Otávio Manhani/Jornal Comunicativo

Chamas foram contidas por um caminhão-pipa da Prefeitura

Um pequeno trecho da reserva ambiental Fortunato Vendrame, de Piacatu, pegou fogo na tarde de hoje (16), por volta das 15h30. O incêndio foi flagrado pela reportagem do Comunicativo, que passava pelo local.

Ao observar o fogo, a reportagem entrou em contato com o responsável pelo setor do Meio Ambiente do município, Rafael Brigatti. Em oito minutos, um caminhão-pipa da Prefeitura compareceu ao local para conter as chamas.

A reserva ambiental está localizada às margens do Córrego Bela Vista, no sítio Santa Inês, em uma área de três hectares. A área foi reflorestada em março de 2007 pela Prefeitura, em parceria com o então proprietário Mansueto Vendrame (1933-2011).

Na ocasião, foram plantadas aproximadamente cinco mil mudas de 64 espécies de árvores nativas, como cedro, amburana, ipê rosa, araçá, figueira, farinha seca, angico, guapuruvu, peroba, jequitibá, entre outras. No mesmo ano, no Dia da Árvore, em 21 de setembro, foram replantadas 170 mudas.

No local, a reportagem também observou que havia inúmeras embalagens plásticas, possivelmente levadas pelo vento ao serem descartadas pela população de maneira incorreta.

Próximo a reserva ambiental há pastagem, ou seja, os materiais plásticos podem prejudicar o gado, assim como a água do Córrego Bela Vista.

CAUSA DO INCÊNDIO

Conforme apurou o Comunicativo, tudo indica que o fogo foi causado por um filtro de ar de algum caminhão. A suspeita de que o filtro de ar seja de um caminhão é pelo fato do tamanho, que é maior que de um carro.

Outra hipótese que evidencia ainda mais que foi um motorista de caminhão, é pelo fato de que aquele local serve de desvio de rota dos caminhões que transportam cana-de-açúcar para as usinas da região.

Diante dos fatos, Brigatti informou que a Prefeitura encaminhará uma correspondência às usinas da região relatando o episódio, de modo que os administradores tomem medidas no sentido de orientar os motoristas a não jogarem qualquer tipo de objeto nas margens das estradas.

GALERIA DE FOTOS