Tamanduá-mirim surge em garagem de casa em Santópolis do Aguapeí


Animal foi recolhido pela Polícia Ambiental e posteriormente solto na natureza

31/03/2011 12:40 - Atualizado em 02/04/2020 21:52 | Por: Otávio Manhani

Divulgação/Prefeitura de Santópolis do Aguapeí

Policial ambiental segurando o tamanduá-mirim

O funcionário público Noel Natal dos Santos, de Santópolis do Aguapeí, encontrou na manhã de hoje (31) um tamanduá-mirim dormindo na garagem de sua residência, que fica próxima a rodovia estadual Assis Chateaubriand (SP-425).

A Polícia Ambiental de Penápolis foi acionada e compareceu ao local para capturar o animal. O tamanduá-mirim foi recolhido pelos policiais sem problema algum e levado para ser solto nas matas do Rio Aguapeí - também conhecido como Rio Feio.

O interlocutor do Município Verde Azul local, Marcos Rogério Soares Batista, disse que o tamanduá-mirim está “quase extinto na região” e atribui o aparecimento do animal devido a queima da palha da cana-de-açúcar.

CASO SEMELHANTE

Em fevereiro de 2009, um filhote de tamanduá-mirim foi encontrado na estrutura metálica da E.E Profª. Cinelzia Lorenci Maroni, em Piacatu, por funcionários da escola.

O animal foi retirado sem ferimentos pelo Corpo de Bombeiros de Birigui e solto em uma das matas da região. O caso chamou a atenção de alguns moradores próximos à instituição escolar.