Saúde: sistema permite mais agilidade nos atendimentos


Prefeitura de Gabriel Monteiro destaca que atualmente não há mais filas de espera

07/02/2011 13:30 - Atualizado em 22/04/2020 21:37 | Por: Otávio Manhani

Otávio Manhani/Jornal Comunicativo

Sinara Bento mostrando como o novo método facilitou o atendimento

Desde que foi implantado em outubro de 2009, o sistema de atendimento e agendamento de pacientes no Centro de Saúde de Gabriel Monteiro possibilita aos profissionais da unidade maior rapidez nos serviços prestados ao público.

Conforme informou a assistente administrativa do Centro de Saúde, Sinara Bento, com o sistema totalmente informatizado, facilitou a comunicação entre pacientes, motoristas e profissionais de Saúde. “O rendimento dos serviços prestados agora é maior”, acrescenta.

Sinara destaca que nesses 16 meses com o novo sistema, há três pessoas exclusivas para agendamento de consultas e exames. “Com isso, os pacientes são atendidos em até 15 dias após o agendamento, exceto os casos de urgência e emergência, que são atendidos imediatamente”, explica.

Ela ainda ressalta que, com a informatização, praticamente acabou com as filas de espera. Para evitar a perda de exames, foi indicado um motorista responsável em pegar e entregá-los ao Centro de Saúde. Da mesma forma, apenas uma agente comunitária de saúde é responsável para entregar as guias de consulta aos pacientes. “Com isso, evitamos o fluxo de pessoas que vinham aqui todos os dias procurando pelos exames”, diz.

De acordo com Sinara, as mudanças trouxeram resultados positivos, pois, além da agilidade no atendimento, todos os usuários que procuram pelo serviço do Centro de Saúde saem com alguma informação concreta, já definida.

OUTRAS MUDANÇAS

Desde o dia 1º deste mês, o município conta com nova secretária municipal da Saúde: Eloisa Cristina Staff. Também houve mudança na escala dos motoristas, que passaram a trabalhar 12 horas e folgam 24 horas (antes trabalhavam 24 horas e folgavam 48 horas). “Com a modificação, houve mais contratações de motoristas”, lembra Sinara.

Atualmente o Centro de Saúde de Gabriel Monteiro conta com um fonoaudiólogo, um psicólogo, quatro odontologistas, dois clínico-gerais, uma nutricionista, uma ginecologista e dois fisioterapeutas.