Padre celebra missa sertaneja e ganha ingresso para assistir ao Corinthians


Missa, que durou duas horas, teve como objetivo recordar as origens do campo

27/02/2011 09:10 - Atualizado em 28/04/2020 20:39 | Por: Otávio Manhani

Otávio Manhani/Jornal Comunicativo

Padre Edgar debaixo de um rancho de palha montado no altar

Católicos de Piacatu e visitantes acompanharam ontem (26), às 19h40, a uma celebração diferente. Chegando de charrete puxada por um cavalo, vestindo hábito, chapéu e bengala, padre Edgar de Souza Lima foi recepcionado pelos fiéis do lado de fora da igreja matriz de São José.

A celebração, que teve como objetivo recordar as origens do campo, suas tradições e costumes rurais, teve início com um diálogo entre um personagem caipira, que durante a liturgia, fazia perguntas sobre cada intervalo da missa, que durou 2 horas.

No altar, foi montado um cenário caipira, com direito a rancho de palha e acessórios, como uma carroça, torrador de café, moringa, leiteiras, produtos colhidos na roça, cestos de palha, lamparina, lampião, violão, rádio e armários antigos, entre outros apetrechos. As músicas tocadas durante a celebração foram substituídas por ritmos sertanejos.

Na homilia, que sequer durou cinco minutos, o padre disse que a missa sertaneja é um jeito diferente de louvar a Deus, da riqueza que a vida rural traz para as pessoas. “Louvar a Deus, pelas riquezas rurais. A Igreja serve para, assim como o homem do campo faz em suas lavouras, plantar em nossos corações, sementes de amor”, acrescentou o padre.

PRESENTE DE ANIVERSÁRIO

Ao final da missa, padre Edgar ficou surpreso. É que no próximo dia 5 ele completa 38 anos de idade e, como presente da comunidade, ele ganhou um ingresso para assistir ao jogo de futebol entre Corinthians e Linense, na cidade de Lins, no dia 5, uma vez que ele é corintiano.

Padre Edgar aproveitou para anunciar a próxima missa sertaneja, que será no dia 12 de outubro deste ano.

GALERIA DE FOTOS