Posto do Acessa SP de Piacatu troca computadores e segue com projeto


Polo de Piacatu continua sendo um dos mais visitados

15/02/2011 19:22 - Atualizado em 28/04/2020 21:36 | Por: Otávio Manhani

Otávio Manhani/Jornal Comunicativo

Posto de Acessa SP de Piacatu reabre com monitores de LCD

Os cinco terminais do posto do programa Acessa São Paulo, de Piacatu, tiveram o monitor substituído por telas de LCD de 19 polegadas. A troca aconteceu no dia 14 de janeiro.

O posto do Acessa SP foi reaberto este ano somente no dia 18, após a substituição dos monitores. O local fica disponível ao público das 8h às 11h e das 13h às 16h.

Localizado em uma sala do terminal rodoviário da cidade, o posto do Acessa SP foi implantado em dezembro de 2006 e, de lá para cá, tem sido um dos polos mais frequentados do Estado, segundo dados da Secretaria Estadual de Governo e Gestão Estratégica.

Conforme informou o estagiário e monitor do polo local, Claudiomar Ernandes Macedo, somente no mês passado houve 472 atendimentos. “Lembrando que nós abrimos somente no dia 18, ou seja, funcionamos por dez dias”, comentou.

Até o fechamento desta reportagem, na tarde de hoje (15), Macedo disse que o polo de Piacatu já havia mais de 400 usuários atendidos. “E olha que estamos ainda na metade do mês”, observou.

Recentemente, antes da troca dos computadores, dois dos cinco terminais disponíveis apresentava problemas, segundo o estagiário. A troca era aguardada desde o ano passado.

Cada usuário tem trinta minutos para utilizar o computador. Nele, a pessoa pode consultar o extrato do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço), retirar a segunda via de contas, além de realizar pesquisas escolares ou até mesmo para entretenimento, como participar de jogos on-line, salas de bate-papo, sites de relacionamento, baixar vídeos e músicas.

De acordo com Macedo, para utilizar o serviço é necessário fazer um cadastro. O acesso é livre para pessoas acima de 16 anos, no entanto, no caso das crianças, só serão permitidas aquelas que estiverem acompanhadas dos pais.

PROJETO

Além de oferecer acesso gratuito à internet, o polo de Piacatu segue com um projeto iniciado em maio de 2009. Nele, as crianças da Escola Infantil Comecinho de Vida (antiga creche) têm acesso aos computadores todas as segundas-feiras no horário das 7h30 às 9h30 e das 13h às 14h30.

ACESSA SP EM NÚMEROS

Em dez anos de existência em todo o Estado, o Acessa SP está presente em 543 municípios paulistas com 602 postos de atendimento. Nesse período, mais de 52,4 milhões de pessoas foram atendidas.

Atualmente, o programa conta com mais de 2,1 milhões de usuários cadastrados e deve implantar 42 novos postos no Estado. Ao todo, 1.172 monitores estão disponíveis ao público que utiliza os infocentros.