Câmara de Piacatu estreia site na internet


Legislativo pretende disponibilizar na internet todo conteúdo digitalizado desde 1955

02/01/2011 09:10 - Atualizado em 01/05/2020 11:14 | Por: Otávio Manhani

Divulgação/Reprodução

Reprodução de parte da página inicial do portal da Câmara de Piacatu

A Câmara de Vereadores de Piacatu lançou no dia 20 de dezembro do ano passado seu portal na internet (www.camarapiacatu.sp.gov.br). Agora, a população poderá consultar leis e acompanhar o trabalho dos vereadores sem sair de casa e quando quiser.

O site disponibiliza o calendário das reuniões ordinárias e a gravação do áudio das sessões. Também está disponível ao público para consulta ou baixar a Lei Orgânica do Município, que vigora desde 1990, e as atas das reuniões. O Regimento Interno da Câmara ainda não está disponível no site.

O portal conta ainda com notícias do legislativo, planilhas de balancetes, perfil dos atuais vereadores, quadro de funcionários e um espaço reservado caso alguém queira entrar em contato com a Câmara para fazer alguma sugestão ou crítica.

O internauta também terá acesso a uma galeria de fotos atuais e antigas, tanto da Câmara quanto da cidade. Há ainda a biografia dos cinco homenageados com o título de Cidadão Piacatuense.

Conforme informou o diretor da Câmara, Fabrício de Souza Carvalho, ainda há documentos que estão em fase de digitalização e, assim que o trabalho for concluído, o conteúdo será disponibilizado ao público. “Há algumas ferramentas que ainda serão implementadas”, comentou.

Entre as ferramentas, Carvalho disse que o internauta em breve poderá se cadastrar no site da Câmara para opinar sobre as notícias e projetos em tramitação. “Aos poucos vamos aperfeiçoando”, completou.

LEI Nº 1

A primeira lei aprovada pela Câmara, em 10 de janeiro de 1955, foi a criação de uma Assistência Médica para Inspeção de Saúde e tratamento do tracoma (doença nos olhos altamente contagiosa, causada por uma bactéria e que pode levar à cegueira) dos alunos do Grupo Escolar de Piacatu e das escolas rurais do município.

De acordo com a lei, a prefeitura teve que alugar um local para abrigar a Assistência Médica, que só funcionava duas vezes por semana. Quem precisasse do atendimento, tinha que se deslocar por conta própria, pois, não havia veículo para transporte de pacientes.

CURIOSIDADES

Antes de ser o primeiro prefeito de Piacatu, em 1955, José Sebastião Martins, o Zico, foi um dos seis vereadores da primeira legislatura de Bilac, em 1948, que durou só aquele ano. Depois foi vereador novamente na segunda legislatura, entre 1949 e 1951.

A avenida Dr. José Benetti foi nomeada em 1956 pelo então prefeito Zico. Na época, a avenida se chamava Britânia. José Benetti, que era dentista, foi o primeiro presidente da Câmara da história de Piacatu e, também, o primeiro vereador que morreu durante o mandato. Ele assumiu a presidência da Câmara em 1955 e morreu em 1956.