Fundo Social de Piacatu confecciona máscaras para prevenção ao covid-19


Máscaras serão distribuídas gratuitamente à população em pontos fixos e móvel

18/05/2020 14:35 - Atualizado em 21/07/2020 21:47 | Por: Otávio Manhani

Otávio Manhani/Jornal Comunicativo

Equipe de voluntárias durante confecção de máscaras, em Piacatu

O Fundo Social de Solidariedade de Piacatu está confeccionando desde o dia 6 de abril máscaras-dupla de pano com material de 100% algodão. A produção, que atualmente é de 700 unidades diárias, será distribuída gratuitamente à população para prevenção ao novo coronavírus (covid-19).

De acordo com a presidente do Fundo Social de Solidariedade do município, Vera Lúcia Lemes da Silva, a primeira remessa de máscaras foi distribuída aos trabalhadores rurais e do setor calçadista que viajam para Birigui.

“Assim que fomos informadas de que este grupo de pessoas retornaria ao trabalho, iniciamos a confecção no sábado (06/04), ocasião em que conseguimos confeccionar 100 unidades. Aí na segunda-feira de madrugada distribuímos as máscaras para eles. Na ocasião, o prefeito Euclasio Garrutti (DEM) acompanhou a distribuição”, relata Vera.

Posteriormente, do dia 17 de abril em diante, outras remessas de máscaras foram distribuídas aos funcionários dos setores municipais, como o Almoxarifado, Prefeitura, Saúde, entre outros. Todas as denominações de templos religiosos também receberam as máscaras confeccionadas pelo Fundo Social.

Para produzir as máscaras, Vera diz que conta com o auxílio de alguns setores. “Contamos com o trabalho voluntário de algumas funcionárias da Educação, Saúde e do Cras (Centro de Referência de Assistência Social). Somos gratos por este importante apoio”, menciona.

Por ser considerado grupo de risco, os idosos atendidos pelo Lar São Luiz Montfort, de Piacatu, também receberam as máscaras confeccionadas pelo Fundo Social do município. “Já entregamos duas arremessas à diretoria do asilo”, acrescenta Vera.

A presidente do Fundo Social de Solidariedade de Piacatu explica, ainda, que cada máscara tem a durabilidade de até 30 lavagens. No entanto, ela frisa que a máscara deve ser utilizada por, no máximo, duas horas. Após isso, a mesma deve ser lavada com água e sabão.

A distribuição das máscaras já ocorre em três pontos fixos do município, sendo na Unidade Básica de Saúde Dr. Cyro Deps, Divisão de Desenvolvimento Econômico (Avenida Paschoal Crema nº 43) e Cras (Avenida Roque Brambila nº 577), além de um ponto móvel.

GALERIA DE FOTOS