Vigilância Sanitária de Piacatu inicia distribuição gratuita de máscaras


Apenas moradores da cidade poderão retirar; produção é feita pelo Fundo Social

19/05/2020 16:16 - Atualizado em 23/07/2020 21:57 | Por: Otávio Manhani

Otávio Manhani/Jornal Comunicativo

Máscaras são acompanhadas de um minipanfleto informativo

O Departamento de Vigilância Sanitária de Piacatu já conta com três pontos fixos e um móvel para a distribuição gratuita de máscaras-dupla de pano à população. Apenas moradores do município podem retirar.

Esta é uma das ações adotadas pelo departamento na prevenção ao novo coronavírus (covid-19), que, em 11 de março deste ano, foi caracterizado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) como uma pandemia.

A coordenadora de Vigilância Sanitária de Piacatu, Tamiris Fagundes Rodrigues, explica que dispõe de um sistema interligado entre os pontos de distribuição (o mesmo que foi utilizado para a entrega dos permanentes do Carnavenida deste ano), de modo que evite a duplicidade de entrega de máscaras.

Tamiris ressalta que as máscaras estão sendo confeccionadas pelo Fundo Social de Solidariedade do município e que as mesmas têm durabilidade de uso de até duas horas. Após a utilização, a orientação é que a máscara seja lavada com água e sabão.

“Temos máscaras para atender toda a população. Quem precisar pode procurar os pontos de entrega. Junto da máscara segue um minipanfleto informativo, o qual orienta a maneira correta de manusear e higienizar a máscara”, reforça Tamiris.

Além da utilização de máscara, Tamiris reforça a recomendação das autoridades nacionais, que é o autoisolamento. Ela menciona que o município registrou quatro casos suspeitos do covid-19, sendo dois deles já descartados. “Aguardamos exames laboratoriais dos outros dois casos”, diz.

Outras medidas preventivas ao novo coronavírus que são recomendadas pelas autoridades sanitárias é o distanciamento social, lavar periodicamente as mãos com água e sabão e a utilização de álcool em gel nas mãos.

PONTOS DE ENTREGA

Unidade Básica de Saúde Dr. Cyro Deps

Divisão de Desenvolvimento Econômico (Avenida Paschoal Crema nº 43)

Cras (Avenida Roque Brambila nº 577)

Há, ainda, um ponto móvel que a cada dia está em uma localidade da cidade.