“Deputado jovem” defende participação juvenil no parlamento do Mercosul


Piacatuense foi um dos 11 representantes do Estado de São Paulo no evento

26/12/2010 08:50 - Atualizado em 26/05/2020 21:18 | Por: Otávio Manhani

Divulgação/Arquivo Pessoal

Vitor Brigatti, durante defesa de seu projeto de lei, em Brasília (DF)

O jovem Vitor Elias Brigatti, 17 anos, de Piacatu, participou entre os dias 22 e 26 de novembro da 7ª edição do Parlamento Jovem Brasileiro, em Brasília (DF). Na ocasião, ele cursava o terceiro ano do ensino médio na EE Profª Cinelzia Lorenci Maroni.

De acordo com o jovem, essa foi a primeira vez que participou do Parlamento Jovem Brasileiro e viajou de avião. Ele também disse que até então não conhecia a capital do Brasil.

A seleção é feita com alunos entre 16 e 22 anos, matriculados e frequentando regularmente o 3º ano do ensino médio. O programa é realizado anualmente desde 2004, sempre no segundo semestre, com representantes de todo o país.

Brigatti foi um dos 11 alunos que representaram o Estado de São Paulo no evento. Ele teve o projeto selecionado pelo Conselho Nacional dos Secretários da Educação, o qual encaminha os projetos à Câmara dos Deputados onde uma comissão, formada por servidores da área legislativa, escolhe os projetos participantes.

No caso do piacatuense, ele defendeu no Plenário Ulysses Guimarães, na Câmara dos Deputados, a participação juvenil no parlamento do Mercosul. Para ele, “a participação da juventude nesse evento deve-se ao fato de acenar em direção a conquista de um espaço mais sedimentado no terreno da participação política e na formação do jovem brasileiro”.

O jovem disse ter contado com o apoio da diretora da escola, Saula Rodrigues Borges Filipim, na elaboração do projeto. Ele também citou a questão da “carência participativa” dos jovens com relação à política.

Brigatti destacou que as expectativas dos jovens em relação ao futuro estão diretamente vinculadas àquilo que a educação formal pode lhes oferecer, em termos de possibilidades de uma vida melhor, mais promissora. “Nós, jovens, acreditamos que é a partir da educação o caminho viável para essa concretização”, acrescentou.

Para o piacatuense, é necessário mostrar aos estudantes que as disciplinas não são atividades estanques e que a sua vinculação com o mercado de trabalho abre para o jovem uma expectativa de futuro ao final da educação básica.

PARLAMENTO JOVEM BRASILEIRO

A ideia do programa é oferecer aos jovens, pela vivência na sessão parlamentar, esclarecimentos sobre as funções e o cotidiano do Poder Legislativo. Os deputados cedem os lugares para os jovens estudantes, que apresentam propostas e expõem suas ideias.