Projeto social em Santópolis do Aguapeí inclui portadores de necessidades especiais


Alunos participam de atividades artísticas, esportivas, recreativas, culturais e lazer

09/12/2010 08:08 - Atualizado em 28/05/2020 21:21 | Por: Otávio Manhani

Otávio Manhani/Jornal Comunicativo

Professora e estagiária auxiliando os alunos nas atividades

Nove alunos portadores de necessidades especiais de Santópolis do Aguapeí estão participando do projeto social Espaço Amigo desde o início deste ano. Eles têm idade entre 14 a 31 anos e frequentam as aulas todos os dias.

De acordo com a coordenadora do projeto Espaço Amigo, Irene Pereira dos Santos, as aulas são ministradas em uma sala pedagógica instalada ao lado de outras salas onde acontecem atividades diversificadas.

Irene explica que a proximidade desses alunos portadores de necessidades especiais com os demais tem por objetivo a inclusão social e pedagógica. “Para isso, as atividades pedagógicas foram implementadas com o desenvolvimento de atividades artísticas (artesanato), esportivas (futebol e karatê), recreativas, culturais e de lazer, que são sistemáticas”, destaca.

A coordenadora ressalta ainda que as atividades desenvolvidas em conjunto com as crianças e adolescentes do projeto “possibilitaram a minimização das diferenças sociais entre elas, além de ter permitido uma convivência comunitária saudável”.

Irene avalia que os resultados são satisfatórios, pois, segundo ela, os alunos portadores de necessidades especiais não se sentem discriminados e, ainda, estão integralizados com as demais crianças e adolescentes.

No entanto, a coordenadora chama a atenção da sociedade, pois, segundo ela, o objetivo maior é que a comunidade também assuma o compromisso social.

“A partir do momento que se percebe o fenômeno da inclusão social acontecer junto às crianças e adolescentes, os pais, familiares e sociedade passam a aprender e compreender que tal compromisso é de todos. Se cada um fizer sua parte, construiremos uma sociedade mais humana, mais fraterna e mais justa”, acrescenta Irene.

Entre as atividades feitas pelos alunos portadores de necessidades especiais está a pintura em tecidos, crochê, tricô, artesanato em biscuit, jornal e madeira.

A professora Sueli Soares da Silva, que trabalha as atividades com esses alunos, mostrou ao Comunicativo os objetos feitos por eles, como porta-lápis, bandejas e cesta de frutas feitas em madeira, caixas multiuso elaborada a partir de jornal, pintura em guardanapo e artesanato em biscuit.

Os nove alunos também contam com o apoio da estagiária de pedagogia, Viviane Maria Inácio da Costa, que auxilia a professora nas atividades aplicadas tanto dentro quanto fora da sala de aula.