Cras de Piacatu terá nova sede para atender a população


Obras estão sendo executadas ao lado do Fundo Social de Solidariedade

28/05/2020 16:25 - Atualizado em 31/07/2020 22:27 | Por: Otávio Manhani

Otávio Manhani/Jornal Comunicativo

Nova sede do Cras de Piacatu ficará na região central da cidade

O governo municipal de Piacatu executa obras para a construção da nova sede do Cras (Centro de Referência de Assistência Social). As novas instalações estão sendo construídas na Avenida Zualdo Paganini, anexo ao Fundo Social de Solidariedade.

As obras iniciaram no mês de março deste ano e devem ser concluídas num prazo de seis meses. Para isso, estão sendo investidos R$ 368.962,02, sendo R$ 350 mil destinados pelo governo estadual e o restante por meio de recursos próprios da Prefeitura.

Conforme informou o prefeito Euclasio Garrutti (DEM), o local onde funciona o Cras não está bem localizado, embora esteja bem instalado para desempenhar os trabalhos necessários de atendimento ao público.

"Esta nova sede do Cras que está sendo construída facilitará o acesso das pessoas que procuram atendimento, pois ficará localizada na área central da cidade, próxima ao comércio. Trata-se de uma obra que está entre as prioridades desta gestão", ressalta o prefeito.

De acordo com o projeto, a área que está sendo construída a nova sede do Cras mede 207,12 m². Até que a obra seja concluída e inaugurada, o Cras atende atualmente na Avenida Roque Brambila nº 577 (antigo prédio da Emei Prof.ª Ivone Vendrame Cardoso).

ATENDIMENTOS

A coordenadora do Cras de Piacatu, Rosilene Fagundes Ignácio, diz que o município possui 2.500 famílias referenciadas, sendo aproximadamente 500 delas atendidas em vários programas sociais, como: Ação Jovem, Bolsa Família, Renda Cidadã, Viva Leite, BPC (Benefício de Prestação Continuada), Paif (Programa de Atenção Integral à Família) e Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

Para isso, o Cras conta com um quadro de oito profissionais, entre assistente social, auxiliar administrativo, auxiliar de serviços gerais, coordenador, educador social, psicólogo, além de uma estagiária.

Porém, devido ao atual cenário mundial, que desde o dia 11 de março deste ano a OMS (Organização Mundial da Saúde) caracterizou o novo coronavírus (covid-19) como uma pandemia, o governo municipal adotou algumas medidas restritivas, as quais seguem recomendações do governo estadual.

"Até segunda ordem, está tudo suspenso. Não há atividades com os grupos. No entanto, não deixamos de atender as famílias cadastradas e realizar novos cadastramentos. Apenas nos adaptamos e adotamos novos procedimentos para seguir com os atendimentos", explica Rosilene.

A coordenadora do Cras frisa que o atendimento segue via telefone celular. "Criamos um grupo no aplicativo de mensagens WhatsApp para manter o contato e transmitir informações às famílias atendidas nos programas sociais", relata.

CONTATO

Caso algum morador de Piacatu necessite de alguma informação referente a programas sociais, o telefone do Cras é (18) 3693.1397 (horário comercial) ou pelo e-mail: [email protected]

GALERIA DE FOTOS