Programa de subsídio de mudas incentiva produtores de caju em Piacatu


Prefeitura de Piacatu subsidia em 50% o valor de diversas mudas

27/07/2020 14:05 - Atualizado em 15/09/2020 22:26 | Por: Otávio Manhani

Otávio Manhani/Jornal Comunicativo

Produtor rural Ricardo Suenaga mostra cajueiro em produção

Desde que a lei municipal nº 1.611/2001 foi ampliada durante o segundo mandato do prefeito Euclasio Garrutti (DEM), vários produtores rurais de Piacatu foram beneficiados com subsídio de 50% sobre o valor de diversas mudas. Após passar por oito alterações, as leis municipais nº 2.436 e 2.453/2017 são as mais recentes sobre incentivo ao plantio.

O produtor rural Ricardo Hiromiti Takahashi Suenaga, 42 anos, é um dos nove beneficiados com o programa de incentivo da Prefeitura de Piacatu para a produção de caju, sendo ele o primeiro a ser contemplado nesta cultura. Ele também diz que seu pai foi um dos primeiros a receber o subsídio para o plantio de seringueira.

"Participei com a compra de três lotes de mudas de caju, sendo o primeiro em abril de 2001 e posteriormente em setembro de 2003 e janeiro de 2005. Atualmente, temos 400 cajueiros em uma área de dois hectares", relata o produtor, que cultiva caju no Sítio Suenaga, no bairro rural Barreiro, em Piacatu.

Ricardo conta que já chegou a produzir caju em uma área de quatro hectares. "Já cheguei a colher cinco mil caixetas de caju por hectare. Cada caixeta pesa aproximadamente 1,6 quilo", diz o produtor rural. No entanto, devido à baixa produção e dificuldades em manter a mão-de-obra, ele decidiu reduzir a quantidade de cajueiros.

No local onde os cajueiros foram arrancados, Ricardo disse ter plantado maracujá na época. Atualmente não há nenhuma lavoura no local. "Minha intenção é de plantar outro tipo de fruta naquele espaço, mas ainda não decidi qual", relata.

Mesmo com a área de cajueiros reduzida, a produção de caju continua sendo enviada e comercializada na Ceagesp (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo). Porém, nesta época não há colheita, pois o período de produção do caju é entre novembro e fevereiro.

"É um incentivo muito bom. Desconheço que haja um programa como este aqui na região, que subsidia em 50% o valor das mudas. Este incentivo nos proporciona um sentimento de valorização", comenta o produtor rural.

Desde a implantação desta lei, o governo municipal de Piacatu subsidiou 1.844 mudas de caju para nove produtores rurais, que corresponde a um incentivo de R$ 2.305,00.

De acordo com dados obtidos no site do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas) referente a 2018, o principal produtor de caju no Brasil é o Estado do Ceará, que possui a maior área plantada com cajueiro no país (61,6% da área nacional e 61,9% da área nordestina), seguido pelos Estados do Rio Grande do Norte e Piauí.

SERINGUEIRA

Além do caju, o Sítio Suenaga também possui um seringal contendo cinco mil árvores, as quais também receberam o subsídio de 50% sobre o valor das mudas por meio do programa de incentivo ao plantio, oferecido pela Prefeitura de Piacatu.

Ricardo diz que as mudas de seringueira foram adquiridas entre novembro e dezembro de 2007 pelo seu pai, Julho Feiji Takahashi, 82 anos. "Lembro que na época a intenção de meu pai era plantar 2.500 mudas. Mas com o apoio deste programa, ele conseguiu plantar o dobro. O incentivo facilitou muito", afirma o filho.

As árvores começaram a produzir a borracha em 2016 e, desde então, Takahashi entrega a produção para uma cooperativa no município de Parapuã (a 32 quilômetros de Piacatu). De acordo com Ricardo, seu pai optou em trabalhar apenas com a entrega do coágulo (que é o látex coagulado).

"Ao que tudo indica, nossa produção de borracha deste ano deve ser baixa. Calculamos que cada seringueira produza uma média de 5,5 quilos de borracha. Mas tendência é aumentar nos anos seguintes, pois o seringal é novo e esta é a nossa quinta colheita", finaliza Ricardo.

GALERIA DE FOTOS