Adolescente de Piacatu é campeão brasileiro de jiu-jitsu em Caieiras


Guilherme representou a cidade de Araçatuba na categoria galo

28/10/2020 08:08 - Atualizado em 05/07/2022 21:17 | Por: Otávio Manhani

Divulgação/Arquivo Pessoal

Guilherme subiu ao pódio após vencer três lutas

O adolescente Guilherme Camargo de Araújo, 18 anos, morador de Piacatu (SP), foi campeão do Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu Esportivo 2020 na categoria galo, que é para atletas com peso de até 55 quilos.

O evento foi realizado entre os dias 23 e 25 de outubro no Ginásio Municipal de Esportes Nelson Bonfim, em Caieiras, município que integra a região metropolitana de São Paulo. De acordo com os organizadores, o campeonato contou com a participação de mais de três mil atletas do Brasil.

Guilherme participou de três lutas, vencendo as três, sendo duas delas por finalizações e uma por ponto. O adolescente representou a cidade de Araçatuba, juntamente com outros oito atletas, os quais integram a academia New York Fight Club.

Entre os nove atletas que representaram o município de Araçatuba, quatro deles foram campeões em suas categorias, enquanto que outros dois conquistaram o segundo e terceiro lugar. A classificação garantiu aos atletas a oportunidade de disputar o campeonato mundial, que está agendado para acontecer de 10 a 13 de dezembro, em São Paulo.

INÍCIO

O atleta de Piacatu diz ter iniciado nas aulas de jiu-jitsu em março de 2018, ocasião em que já frequentava aulas de capoeira em um grupo que se apresentava no município. “Resolvi fazer uma aula de jiu-jitsu e me identifiquei com este esporte”, relata Guilherme.

A Prefeitura de Piacatu oferece aulas gratuitas de jiu-jitsu às segundas, quartas e sextas-feiras, sendo das 19h às 20h (infantil) e das 20h às 21h (adulto). As aulas ocorrem no Fundo Social de Solidariedade. Porém, devido a pandemia do novo coronavírus (covid-19), as aulas estão suspensas. Por este motivo, ele atualmente treina em uma academia na cidade de Araçatuba.

Guilherme ressalta que recebe incentivo da Prefeitura de Piacatu por meio da lei municipal nº 2.499, criada em julho de 2018, que concede R$ 400 mensais do Auxílio Atleta Amador. Este subsídio financeiro é concedido por até 24 meses e o atleta deve ter idade entre 10 e 21 anos.

Além de receber o Auxílio Atleta Amador, Guilherme diz que a Prefeitura de Piacatu também o ajuda com o valor das inscrições, assim como fornece o transporte e alimentação nos eventos em que compete. “Sou muito grato pelo respaldo que tenho recebido da administração municipal”, frisa.

O atleta de jiu-jitsu, que é natural de Piacatu, faz questão de mencionar que recebe patrocínio de alguns comerciantes do município. “Toda vez que participo de uma competição, vou até os patrocinadores para mostrar a medalha que conquistei. É uma forma de expressar minha gratidão por acreditarem em mim”, explica.

PRINCIPAIS TÍTULOS

De acordo com o atleta piacatuense, sua primeira competição de jiu-jitsu foi em novembro de 2018, na cidade de Lins (a 107 quilômetros de Piacatu). Na ocasião, ele conquistou o terceiro lugar na categoria galo.

De lá para cá, Guilherme participou de várias competições, todas na categoria galo. Nas vezes em que competiu no CIJJ (Circuito Interior de Jiu-Jitsu) em 2019, o piacatuense foi campeão em sete ocasiões.

Entre os principais títulos conquistados pelo atleta piacatuense está o de campeão pela IBJJF (International Brazilian Jiu-Jitsu Federation), que aconteceu no Ginásio Poliesportivo José Corrêa, em Barueri (SP), em 15 de setembro de 2019.

Em 21 de outubro de 2019, Guilherme ficou em terceiro lugar no Pan Americano da CBJJE (Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu Esportivo), realizado no Ginásio Poliesportivo Mauro Pinheiro (Ginásio do Ibirapuera), na cidade de São Paulo.

O adolescente também foi vice-campeão sul-americano pela IBJJF, evento este que aconteceu no Ginásio Poliesportivo José Corrêa, em Barueri (SP), em 17 de novembro de 2019.

Guilherme também foi campeão da BJJ (Brazilian Jiu-Jitsu) Internacional em 03 de dezembro de 2019. O evento foi promovido pela CBJJE no Ginásio Poliesportivo Mauro Pinheiro (Ginásio do Ibirapuera), na cidade de São Paulo.

Em 15 de fevereiro deste ano, o atleta que tem representado Piacatu em eventos de jiu-jitsu foi vice-campeão no BJJ Paulista da CBJJE, que aconteceu no Ginásio Poliesportivo Mauro Pinheiro (Ginásio do Ibirapuera), na cidade de São Paulo.

De acordo com Guilherme, por duas vezes (2018 e 2019) ele ocupou o primeiro lugar no ranking paulista do Circuito Interior de Jiu-Jitsu.

GALERIA DE FOTOS