Vereador de Clementina faz lei que isenta deficiente de pagar ingressos em eventos


Lei também beneficia moradores com mais de 65 anos de idade

24/10/2010 20:50 - Atualizado em 30/12/2020 20:56 | Por: Otávio Manhani

Divulgação/Arquivo Pessoal

Vereador João Luiz Rodrigues, o João do Cotchê, autor da lei

Desde fevereiro deste ano, as pessoas portadoras de necessidades especiais de Clementina não pagam ingresso em qualquer tipo de evento realizado na cidade. A iniciativa, que agora é lei, partiu do vereador João Luiz Rodrigues, o João do Cotchê (PSB).

Além dos portadores de necessidades especiais, a lei também beneficia os moradores com mais de 65 anos que, em qualquer evento realizado no município, pagam metade do valor da entrada.

Em entrevista ao Comunicativo, o vereador explica que para ser beneficiado com a lei basta que o público-alvo interessado procure o Departamento de Assistência Social de Clementina (rua Goiás, 202) em dias e horário comercial para solicitar a carteirinha, que é concedida gratuitamente. É necessário levar os documentos pessoais.

Assim que a lei foi sancionada pelo prefeito Nelson Casula (PP), o vereador disse que a emissora de rádio comunitária local divulgou por várias semanas, para que as pessoas beneficiadas fizessem sua carteirinha.

Conforme informou a assistente social de Clementina, Rosana Martins Gabriel Rodrigues, a cidade possui 47 pessoas com algum tipo de deficiência. Com relação as carteirinhas, ela disse que até o momento apenas quatro pessoas solicitaram.

“A equipe do Cras (Centro de Referência da Assistência Social) fará visitas domiciliares aos portadores de necessidades especiais para verificar o tipo de deficiência e aproveitará para falar sobre a carteirinha”, acrescentou a assistente social.

Rosana explicou ainda que as carteirinhas são semelhantes às da Terceira Idade e que a procura foi pequena pelo fato de a lei ser recente. “A divulgação ficou por conta do vereador, e acho que a procura pela carteirinha deve ser maior daqui para frente”, completou.