Cafu assume a presidência da Câmara de Santópolis pela segunda vez


Vereador disse que pretende adotar algumas medidas no Legislativo em breve

22/01/2021 15:50 - Atualizado em 05/07/2022 21:03 | Por: Otávio Manhani

Otávio Manhani/Jornal Comunicativo

Vereador Cafu posa em frente à Câmara Municipal

O vereador Juraci Rodrigues Matos, o Cafu (PV), foi eleito no dia 1º deste mês presidente da Câmara de Santópolis do Aguapeí. A eleição ocorreu após a posse do prefeito reeleito Haroldo Alves Pio, o Loi (DEM), do vice-prefeito Sérgio Cardoso de Almeida, o Boquinha (PSDB), e vereadores.

A solenidade de posse aconteceu no Centro de Eventos Dona Vanda, o qual foi inaugurado no dia 29 de dezembro do ano passado. Esta é a segunda vez que Cafu preside o Legislativo de Santópolis do Aguapeí, sendo a primeira vez em 2015.

Além de Cafu, os demais integrantes que foram eleitos para compor a Mesa Diretora da Câmara para o ano de 2021 foram os vereadores: Olívio de Carvalho (PV) como vice-presidente; Everaldo Oliveira Ramos, o Véro (PV), como primeiro secretário; e Nazareno Degiato Neto (DEM) como segundo secretário.

ELEIÇÃO DIFERENTE

Geralmente a eleição para a Mesa Diretora da Câmara de Santópolis do Aguapeí acontece com a inscrição de uma ou duas chapas, contendo quatro integrantes em cada, sendo um candidato para cada cargo (presidente, vice, primeiro e segundo secretários).

Como são nove vereadores, quando há duas chapas concorrendo, cabe ao vereador que não integra nenhuma das chapas inscritas decidir qual grupo comandará os trabalhos do Legislativo local. De acordo com o Regimento Interno da Câmara de Santópolis do Aguapeí, a eleição para a Mesa Diretora ocorre anualmente e não permite reeleição.

Porém, diferentemente de eleições anteriores, neste ano não teve como realizar a eleição da Mesa Diretora por meio de apresentação de chapas. Apesar de ter nove vereadores, no dia da posse só compareceram oito.

O vereador Leandro Rodrigues Mattos, o Leandrinho (DEM), não pôde participar da posse pelo fato de, na ocasião, estar em isolamento domiciliar por suspeita de ter contraído o novo coronavírus (covid-19). Após realizar exame e ter apresentado positivo para covid-19, Leandrinho permaneceu em isolamento. Somente no dia 12 deste mês ele foi empossado vereador.

A alternativa permitida pelo Regimento Interno da Câmara para realizar a eleição da Mesa Diretora foi por meio de candidatura individual por cargo.

ENTREVISTA COM O PRESIDENTE

Duas semanas após ser eleito presidente da Câmara de Santópolis do Aguapeí, Cafu concedeu uma entrevista ao Comunicativo, ocasião em que mencionou como pretende conduzir os trabalhos do Legislativo.

Cafu disse que tem a intenção de adquirir um novo veículo oficial para a Câmara Municipal e doar o atual - um Cobalt, cor prata, flex, ano 2014 - para a Prefeitura, de modo que seja destinado para algum setor que esteja necessitando. “Mas isso não está definido. Vamos analisar esta possibilidade”, frisou.

O presidente do Legislativo também adiantou que deverá prorrogar, por mais dois anos, a validade do concurso público realizado pela Câmara, em 2019. “Considero que seja uma forma de conter gastos. Se precisarmos preencher alguma vaga, não será necessário abrir novo concurso”, explicou.

Cafu também lembrou do trabalho que desenvolveu em 2015, quando ocupou pela primeira vez a presidência. “Reformamos o prédio da Câmara, trocamos as cadeiras do plenário e reformamos as cadeiras do auditório. Também adquirimos móveis novos para a sala do diretor-geral e montamos uma sala para o setor jurídico”, finalizou.