Lixo eletrônico agora tem destino diferenciado em Gabriel Monteiro


Material foi recolhido por uma empresa licenciada a dar o destino correto

18/10/2010 10:18 - Atualizado em 11/04/2021 19:12 | Por: Otávio Manhani

Divulgação/Prefeitura de Gabriel Monteiro

Caminhão com equipamentos eletrônicos descartados no lixo

A Central de Triagem de coleta seletiva de Gabriel Monteiro recolheu e destinou ao grupo Recicla Brasil, unidade de Guararapes (SP), materiais eletrônicos que foram descartados pelos moradores da cidade. O recolhimento aconteceu no dia 14 deste mês.

Entre os itens separados estão 41 televisores, 39 placas de vídeo, 25 monitores, 10 CPU e 6 toca-fitas. Também foram recolhidos 35 quilos de pilhas e baterias, 127 lâmpadas fluorescentes, ventilador, aparelho de fax, fotocopiadora, Playstation I e um videocassete.

Conforme informou o coordenador da Central de Triagem de Gabriel Monteiro, Carlos Sérgio Ruis, a coleta de lixo eletrônico e lâmpadas florescentes foram realizadas na Central de Triagem com o objetivo de retirar o volume já armazenado e, posteriormente, dar o destino correto a estes materiais.

Segundo Ruis, a empresa que recolheu o lixo eletrônico está “devidamente licenciada pelos órgãos competentes”.

O lixo eletrônico gerado pelos equipamentos de informática, como computadores e celulares, há muito tempo gera preocupação de entidades relacionadas a preservação ambiental.

Na tentativa de solucionar este problema, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou no dia 2 de agosto deste ano o Plano Nacional de Resíduos Sólidos, o qual propõe que fabricantes e consumidores tenham a responsabilidade sobre o lixo que é desperdiçado.

De acordo com o vice-presidente executivo da Assespro-RJ (Associação das Empresas Brasileiras de Software e Serviços de Informática Regional do Rio de Janeiro), Alvaro Cysneiros, o Brasil é campeão entre os países emergentes na produção de lixo eletrônico.

Segundo informações da ONU (Organização das Nações Unidas), são 96,8 mil toneladas de computadores que vão para o lixo, anualmente, no país.