Aloysio Nunes foi o senador mais votado no Estado de São Paulo


Senador eleito pela primeira vez foi o mais votado da história de São Paulo

08/10/2010 08:45 - Atualizado em 30/05/2021 19:16 | Por: Otávio Manhani

Otávio Manhani - Arquivo/Jornal Comunicativo

Aloysio Nunes: de “azarão” nas pesquisas a senador mais votado

Para quem ocupava a sétima posição nas pesquisas de intenção de voto, o candidato do PSDB ao Senado, Aloysio Nunes Ferreira Filho, foi eleito senador no dia 3 deste mês com a maior porcentagem dos votos válidos: 30,42%, o que corresponde a mais de 11 milhões de votos.

Apesar de as pesquisas de intenção de voto feitas pelo Ibope terem mostrado o avanço do então candidato tucano ao Senado, Aloysio Nunes pontuou apenas 4% na pesquisa realizada entre 20 e 23 de julho, e foi subindo modestamente de forma gradativa.

Mesmo tendo ocupado a secretaria da Casa Civil do Estado de São Paulo na gestão de José Serra (PSDB), as pesquisas mostravam Aloysio com pouca chance de ocupar uma das duas vagas ao Senado. Na pesquisa divulgada no dia 12 de setembro no jornal Folha de S.Paulo, o tucano tinha 16% das intenções de voto, ocupando a quarta posição.

Nessa mesma pesquisa, o cantor Netinho de Paula (PCdoB), aparecia como favorito com 36% das intenções de voto, seguido tecnicamente empatado com a candidata do PT, Marta Suplicy, com 35%. Romeu Tuma (PTB) ocupava a terceira posição, com 21%.

No entanto, a apuração mostrou um resultado bem diferente ao das pesquisas. Aloysio Nunes foi o senador mais votado, com 30,42% dos votos válidos, enquanto que Netinho, que até então era o favorito segundo as pesquisas, ficou com 21,14% (7,7 milhões de votos), perdendo para Marta, que obteve 22,61% (8,3 milhões de votos) e ficou com a segunda vaga ao Senado.

Tuma, que nas pesquisas ocupava a terceira posição, caiu para a quinta e não foi reeleito. Já Ricardo Young (PV), que nas pesquisas registrava 3%, foi o quarto candidato mais votado, com 11,20% (4,1 milhões de votos).

Com a vitória surpreendente, Aloysio Nunes entra para a história de São Paulo como o senador que recebeu a maior quantidade de votos do Estado.

NA REGIÃO

Dos municípios onde circula o Comunicativo, Aloysio Nunes foi o senador mais votado. Marta foi a segunda mais votada em Clementina e Piacatu, enquanto que Netinho foi o segundo mais votado em Santópolis do Aguapeí. Já Romeu Tuma foi o segundo mais votado em Bilac e Gabriel Monteiro.

Conforme informou o coordenador da campanha de Aloysio Nunes na região, Paulo César Navacchio (PSDB), ex-prefeito de Piacatu, das 31 cidades coordenadas, apenas duas o candidato tucano não foi o mais votado.

Em entrevista ao jornal Bom Dia, Aloysio Nunes diz que “o sentimento é de alegria imensa”. Porém, o senador eleito deixou sua opinião sobre a metodologia utilizada pelos institutos de pesquisas. “Acho que é preciso repensar a exatidão e a veracidade das pesquisas, especialmente na eleição para senador. Algumas erraram feio”, afirmou durante entrevista.

Questionado sobre o que fará de diferente dos demais senadores de São Paulo, Aloysio Nunes disse que pretende ser o senador do conjunto do Estado. “É preciso restaurar o prestígio e a autoridade moral do Senado”, concluiu o tucano.