Papa recebe padre de Piacatu no Vaticano


Em breve encontro, Bento XVI quis saber qual o trabalho específico realizado pelo padre em suas duas paróquias

25/06/2010 08:10 - Atualizado em 13/10/2021 16:07 | Por: Otávio Manhani

Divulgação/Arquivo Pessoal

Papa Bento XVI entregando a padre Edgar um terço

O papa Bento XVI recebeu o padre de Piacatu, Edgar de Souza Lima, na sala de audiência do Vaticano, em Roma. O encontro aconteceu no dia 14 de junho, às 10h30 (5h30 horário de Brasília/DF).

Em aproximadamente três minutos, o pontífice perguntou ao padre, que também é administrador paroquial em Santópolis do Aguapeí, qual o trabalho específico desenvolvido nas duas paróquias, cuja resposta foi que presta auxílio aos jovens.

Durante o encontro, o papa entregou a padre Edgar um terço e enviou duas bênçãos apostólicas, sendo uma para os fiéis da paróquia de São José, de Piacatu, e outra para os católicos da paróquia de Nossa Senhora das Graças, de Santópolis do Aguapeí. O documento foi lido e apresentado pelo padre às respectivas comunidades logo na primeira missa após sua viagem à Itália.

COMO CONSEGUIU

Conforme informou padre Edgar, no dia em que tentou e conseguiu um encontro pessoal com o papa Bento XVI, o pontífice estava recebendo os bispos do Estado de Minas Gerais. Eles foram convocados pelo papa.

Como os bispos já estavam cadastrados e Bento XVI os aguardava para audiência no Vaticano, padre Edgar disse ter perguntado a um dos bispos se ele poderia entrar com algum deles. Cada bispo pode entrar com até dois acompanhantes.

“Entrei com um dos bispos mineiros e fui recebido pelo papa. Foram poucos minutos, mas foi um encontro emocionante, maravilhoso”, acrescentou o sacerdote.

Esta é a segunda vez que padre Edgar viu Bento XVI pessoalmente. A primeira vez foi em maio de 2007, quando o papa visitou o Brasil. Ele acompanhou os jovens da diocese durante o encontro do papa com os jovens no estádio do Pacaembu, em São Paulo.

MOTIVO DA VIAGEM

O papa Bento XVI decretou o período de 19 de junho de 2009 a 19 de junho de 2010 como Ano Sacerdotal, motivado pelo 150º aniversário de morte de São João Maria Vianney, considerado pela Igreja Católica como o patrono dos padres diocesanos.

Para encerrar este período, o pontífice decidiu convocar todos os padres do mundo para um encontro, que aconteceu no dia 10 de junho, às 20h, na Praça São Pedro, no Vaticano. No encontro, os mais de 20 mil sacerdotes renovaram suas promessas de fidelidade a Cristo e o vínculo de fraternidade.

No dia seguinte (11), Bento XVI celebrou uma missa e adoração com os padres, também na Praça São Pedro, só que desta vez pela manhã.

A VIAGEM

Além de padre Edgar, outros três padres da diocese de Araçatuba foram à Roma, sendo: padre Silvio Cardoso dos Santos, Lauro Lopes da Silva e Alexandre dos Santos. Cada um foi representando uma região pastoral da diocese.

A escolha dos padres foi feita por meio de sorteio. Com relação às passagens, a diocese arcou com duas delas e as outras duas foram pagas entre todos os padres diocesanos.

Os quatro padres embarcaram do aeroporto internacional de Guarulhos (SP) para a Itália no dia 7 de junho. Lá, eles ficaram hospedados no Colégio Pio Brasileiro por 15 dias, embora o encontro convocado pelo papa tenha sido só entre os dias 10 e 11.

PONTOS TURÍSTICOS

Os padres da diocese de Araçatuba aproveitaram a viagem à Itália para conhecerem alguns pontos turísticos do país, entre eles o anfiteatro Flaviano, conhecido mundialmente como Coliseu Romano e considerado uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno.

Entre os lugares visitados, padre Edgar citou o local onde estão as catacumbas de São Calisto, que é uma espécie de cemitério cristão. Lá, segundo o padre, estão sepultados 16 papas e mais de 50 mártires e Santa Cecília.

Outra localidade citada pelo padre foi o interior da Itália, em Santo Urbano. “Viajamos por quase três horas até chegar ao povoado, existente desde o século XVI. Lá eles cultivam a oliva; há muitas montanhas. A paisagem é exuberante”, finalizou.