Procissão e missa de padroeiro encerram 72ª festa de São Pedro


Padre pede fé aos fiéis para que comunidade de Gabriel Monteiro siga unida

29/06/2010 20:48 - Atualizado em 13/10/2021 16:08 | Por: Otávio Manhani

Otávio Manhani/Jornal Comunicativo

Em procissão, homens carregam imagem de São Pedro

Católicos de Gabriel Monteiro caminharam em procissão por dois quarteirões ao lado da igreja matriz de São Pedro Apóstolo nesse dia 29, data em que é comemorada o dia do santo padroeiro.

Na homilia, o pároco local Arnaldo Cavalheiro Neto recomendou aos fiéis que a fé seja sempre cultivada para que a comunidade permaneça unida. “Devemos cultivar a fé para cultivar nossa salvação”, ressaltou.

O padre ainda reforçou sobre o cuidado que se deve ter com “o rebanho de Deus”, lamentando que, com facilidade, as pessoas deixam sua Igreja. “Quando isso acontece, significa que elas ainda não descobriram a verdadeiro valor da fé”, acrescentou.

Sobre a tradicional festa do padroeiro São Pedro Apóstolo, que completou sua 72ª edição este ano, o padre disse que se trata de uma festa memorável, “mas que foi precedida de muita oração”. A quermesse ocorreu entre os dias 25 e 29 deste mês.

Ainda em suas palavras, padre Arnaldo reforçou que “Jesus faz maravilhas no coração daqueles que creem no evangelho”.

HOMENAGEM

Como a data da festa do santo padroeiro coincide com o aniversário de emancipação político-administrativa do município, foi feita uma homenagem ao final da missa aos prefeitos que governaram a cidade nesses 51 anos.

Para isso, os organizadores disseram que foram convidados todos os ex-prefeitos ou seus familiares (no caso dos que já faleceram) para participarem da missa do último dia 29, às 17h. Dos nove homenageados, sete compareceram ou enviaram representantes.

Como recordação, padre Arnaldo entregou aos ex-prefeitos ou familiares uma imagem de São Pedro Apóstolo, padroeiro do município. Segundo o pároco, será encaminhada a imagem aos familiares do saudoso João Peloi Filho, que foi o primeiro prefeito a governar Gabriel Monteiro entre 1959 a 1962.

Também será emitida a imagem do santo padroeiro ao ex-prefeito Miguel Lopes Belmonte, que não compareceu ao evento nem enviou representante. Ele foi prefeito por três mandatos, sendo o último entre 2005 a 2008.

A prefeita Renée Crema Vidoto (PSDB) também foi homenageada com a imagem de São Pedro Apóstolo. Desta vez, padre Arnaldo convidou o vice-prefeito José Vidoto (PSDB) para fazer a entrega à prefeita.

MISSA EM NOVO DIA

Padre Arnaldo aproveitou a ocasião para informar aos fiéis que as missas celebradas na noite de domingo serão transferidas para os sábados, às 19h. A missa de domingo de manhã permanecerá, e no mesmo horário.

A mudança, segundo o padre, passará a valer já a partir do dia 3 de julho (sábado).