Dia de Campo em Piacatu aborda eficiência sustentável do gado


Palestrante sugere investimentos direcionados a produtores

12/06/2010 14:25 - Atualizado em 13/10/2021 17:00 | Por: Otávio Manhani

Otávio Manhani/Jornal Comunicativo

Pecuaristas de toda região acompanhando o ciclo de palestras

Durante palestra que discutiu sobre a eficiência sustentável do gado, o engenheiro agrônomo Moacyr Corsi, professor da Esalq/USP de Piracicaba, recomendou aos pecuaristas que invistam na alimentação do rebanho de forma direcionada, e “não na loucura”.

A sugestão foi dita hoje (12) durante Dia de Campo promovido pela Fazenda Capivara, em Piacatu. Segundo o palestrante, há tecnologia disponível no mercado, o que falta é atitude do produtor. “O pecuarista tem que utilizar tecnologia. Caso contrário, ficará atrasado”, acrescentou.

Na pecuária de corte brasileira, ainda predominam os sistemas de produção em pastagens, sem suplementação na seca, quer seja de volumoso ou de concentrado.

Corsi chamou a atenção dos pecuaristas destacando as vantagens da suplementação durante o período de desmama, ou seja, a primeira seca enfrentada pelo animal. Baseado em pesquisas, o palestrante mostrou o ganho de peso do gado quando o método de suplementação alimentar é utilizado.

Na sequência, o palestrante Rodrigo da Costa Gomes, da FZEA/USP de Pirassununga (SP), detalhou a palestra anterior com o tema “Eficiência alimentar como ferramenta de seleção de bovinos de corte”.

Também foi apresentado ao público o resultado de dez anos de seleção de bovinos na Fazenda Capivara. “O pecuarista, antes de tudo, é apaixonado pelo seu negócio”, disse o palestrante Leonardo de Souza. Ele comparou dados de 1997 e 2007.

Ao final do ciclo de palestras, os produtores de gado foram conhecer os animais que participaram do processo de seleção feito na propriedade. Após a visita em campo, os participantes foram convidados para um almoço de confraternização.