Parceria recolhe embalagens de defensivos agrícolas em Piacatu


Coleta itinerante acontece pela primeira vez no município de Piacatu

03/06/2010 08:12 - Atualizado em 15/10/2021 15:33 | Por: Otávio Manhani

Otávio Manhani/Jornal Comunicativo

Funcionários da Corplast, de Bilac, separando as embalagens

Uma parceria entre a empresa Agroprim, de Piacatu, Syngenta e Corplast, de Bilac, recolheu ontem (2) 2.816 embalagens vazias de agrotóxicos. Os recipientes foram entregues por 20 produtores rurais.

A coleta, que aconteceu em um barracão da empresa Agroprim, ocorreu no período das 9h às 15h. A parceria visa conscientizar os produtores rurais do município a dar o destino correto às embalagens vazias de defensivos agrícolas.

De acordo com o Inpev (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias), antes da devolução, os recipientes devem ser lavados. Esta é uma das exigências da lei 9974/00, que regulariza como deve ser feita e destinação das embalagens.

Outra norma a ser seguida pelos agricultores é que as embalagens vazias de agrotóxicos devem ser armazenadas com suas respectivas tampas, rótulos e, preferencialmente, com suas respectivas caixas de papelão. É recomendado que o armazenamento seja feito em local coberto e fechado, desde que ventilado.

Segundo o Inpev, os produtores rurais têm o prazo de até um ano para devolver as embalagens. O local para entrega fica especificado na nota fiscal de compra do produto. O comprovante de entrega das embalagens deve ser guardado por um ano para fins de fiscalização.