Gabriel Monteiro realiza terceira coleta itinerante de embalagens de agrotóxicos


Ao todo, 41 agricultores do município aderiram ao mutirão

20/05/2010 09:50 - Atualizado em 02/12/2021 16:31 | Por: Otávio Manhani

Otávio Manhani/Jornal Comunicativo

Homens carregando o material recolhido

Produtores rurais de Gabriel Monteiro participaram de uma coleta itinerante ontem (19), promovida pela Corplast, de Bilac, em parceria com a Prefeitura Municipal, Comdema (Conselho Municipal de Meio Ambiente), Casa da Agricultura e Associação dos Produtores Rurais.

A coleta, que aconteceu na sede da Associação no período das 8h às 15h, contou com a adesão de 41 agricultores, que compareceram ao local para deixar as embalagens vazias de defensivos agrícolas utilizados em suas lavouras. Ao todo, foram coletadas 1.665 embalagens.

Trata-se do “3º mutirão das embalagens de agrotóxico”, onde os agricultores depositam suas embalagens de agrotóxicos para terem o destino correto, sem prejudicar o meio ambiente. A ação vem de encontro com a lei federal 9974/00 e, segundo os organizadores, a adesão foi “muito boa”.

A lei tende a disciplinar os produtores rurais a dar a destinação final de forma correta às embalagens vazias, as quais devem ser lavadas e devolvidas ao revendedor, que, por sua vez, encaminha o material a uma central que recolhe estes produtos; neste caso, a Corplast, de Bilac (SP).

Segundo a engenheira agrônoma Maria Venina Barbosa Loli, alguns agricultores levam as embalagens pessoalmente à Corplast.

De acordo com a lei, o agricultor tem o prazo de até um ano para devolver as embalagens junto com as tampas e rótulos no local indicado na nota fiscal de compra.