Missa sertaneja celebra o Dia do Trabalhador em Gabriel Monteiro


Altar foi transformado num rancho, onde missa foi celebrada

02/05/2010 14:08 - Atualizado em 03/12/2021 18:51 | Por: Otávio Manhani

Otávio Manhani/Jornal Comunicativo

Padre Arnaldo debaixo de um rancho sobre o altar

Um rancho no altar. Foi desta forma que o padre Arnaldo Carvalheiro Neto celebrou a missa do Dia do Trabalho na manhã de hoje (2), na Paróquia de São Pedro Apóstolo, em Gabriel Monteiro.

A missa sertaneja, como foi chamada, contou com uma decoração rica em detalhes da roça. Frutas, legumes, hortaliças, tambores, cordas, carriola, panelas, lampião, torrador e moedor de café, baldes, entre outros apetrechos, enfeitaram o altar. Até as cadeiras e a mesa do altar estiveram a caráter.

Para caracterizar ainda mais a celebração, as músicas tradicionais foram substituídas pela sertaneja, com direito, inclusive, ao som do berrante.

Na homilia, o padre pediu aos fiéis que levassem a prática do amor no local de trabalho e, principalmente, respeitar a pessoa com quem trabalha. “Devemos agradecer pelo dom do trabalho e fazer dele uma extensão da eucaristia”, acrescentou.

O padre também mencionou sobre a questão ambiental, dizendo que todo trabalho deve estar em sintonia com a preservação da natureza, e que conciliar trabalho e meio ambiente gera bons frutos.

“Prova disso está nossa cidade, que, no ano passado, ficou em 8º lugar no ranking estadual entre os 645 municípios paulistas, onde recebeu o certificado de Município Verde Azul. Além disso, fomos contemplados com um troféu por possuirmos a nascente mais preservada do Estado de São Paulo”, reforçou o padre.

Ainda na questão ambiental, o pároco comentou sobre o trabalho da coleta seletiva desenvolvido na cidade. Segundo ele, todas as quartas-feiras são recolhidos quatro caminhões com material reciclável separado pelos moradores.

Na oportunidade, padre Arnaldo comentou que no dia 19 deste mês haverá uma coleta itinerante, onde serão recolhidas as embalagens de agrotóxicos.