Assalto e incêndio assustam moradores


Adolescentes que assaltaram a agência dos Correios de Gabriel Monteiro foram presos

30/04/2010 16:16 - Atualizado em 04/12/2021 14:29 | Por: Otávio Manhani

Otávio Manhani/Jornal Comunicativo

Casa ficou totalmente destruída

Em um intervalo de menos de 24 horas, moradores de Santópolis do Aguapeí e Gabriel Monteiro passaram por um susto.

Por volta das 15h do último dia 29, uma casa do sítio Monte Verde, localizada há aproximadamente um quilômetro de Santópolis do Aguapeí, no Km 339 da rodovia estadual Assis Chateaubriand (SP-425), estava em chamas. Não havia ninguém na casa no momento do incêndio.

Como o proprietário do imóvel reside na capital, o zelador Manoel de Toro Albertine acionou a polícia e o caminhão-pipa de uma usina de álcool da região para conter o fogo. Na parede externa da varanda dos fundos, mensagens de ameaça contra o zelador e policiais da cidade. O fogo foi tão intenso que chegou a derreter o vidro da janela de um dos quartos.

Para o delegado de polícia César Afonso Robles, tudo indica que o incêndio foi criminoso. A Polícia Científica esteve no local fazendo a perícia, cujo laudo deve ficar pronto no final do mês de maio. As investigações estão sendo feitas.

ASSALTO NOS CORREIOS

Nesse dia 30, por volta das 11h30, dois adolescentes (15 e 16 anos) armados com revólver calibre 32 invadiram a agência dos Correios de Gabriel Monteiro. Usando capacete, em apenas dois minutos a dupla rendeu dois funcionários e um cliente e roubaram R$ 5.830,00 em dinheiro e 300 cartões telefônicos.

Durante a ação, os dois funcionários e o cliente foram ameaçados de morte. Além das ameaças, um carteiro de 29 anos foi agredido pelos bandidos.

Na fuga, os assaltantes correram até uma motocicleta que estava estacionada próximo ao local. Para surpresa dos infratores, o delegado de polícia Carlos Henrique Cotait, que é chefe do serviço de inteligência da Delegacia Seccional de Polícia de Araçatuba, passava de viatura pelo local.

A atitude suspeita dos rapazes chamou a atenção do delegado, que resolveu seguir a dupla que conduzia a motocicleta sem placa. Até então, o delegado não sabia do roubo.

No momento em que saía da cidade, a dupla caiu em uma rua de terra. O delegado se aproximou e percebeu que os adolescentes estavam armados. No instante, o rapaz de 15 anos efetuou três disparos contra o carro em que estava o delegado. Os assaltantes levantaram a motocicleta e fugiram.

Como estava sozinho e percebeu que havia algo de errado, o delegado solicitou a um morador que pedisse reforço policial enquanto seguia os adolescentes. Ao ver que estavam sendo perseguidos, os rapazes abandonaram a moto e correram para um cafezal que fica próximo a uma mata.

Enquanto o delegado seguia a dupla, os funcionários dos Correios avisaram a Polícia Civil, Militar e Federal. Aproximadamente 50 policiais e o helicóptero Águia da PM de Bauru (SP) auxiliaram nas buscas. Os rapazes foram encontrados horas depois pela aeronave, onde estavam escondidos em uma mata fechada. Com eles, a polícia encontrou o dinheiro e os cartões. Já as armas utilizadas no roubo estavam enterradas perto deles.

Os adolescentes foram levados à Polícia Federal de Araçatuba prestaram depoimento e foram encaminhados a cadeia de Penápolis, onde passaram a noite em uma cela separada. Como são menores de idade, poderão ser internados na Fundação Casa (antiga Febem).

GALERIA DE FOTOS