Prefeitura de Gabriel Monteiro dedetiza galerias pluviais e rede de esgoto


Ação tem por objetivo eliminar insetos que ameaçam a saúde pública

16/04/2010 19:38 - Atualizado em 04/12/2021 19:44 | Por: Otávio Manhani

Divulgação/Prefeitura de Gabriel Monteiro

Homem aplicando veneno em rede coletora de esgoto

Atendendo ao pedido da Vigilância Sanitária municipal, a Prefeitura de Gabriel Monteiro contratou no início deste mês uma empresa da região para realizar serviço de dedetização líquida e de nebulização por bloqueio, que consiste na aplicação do veneno para neutralizar o desenvolvimento do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.

Conforme informou a prefeita Renée Crema Vidoto (PSDB), este é o segundo ano consecutivo que a Prefeitura solicita a execução deste tipo de serviço, que visa o extermínio de ratos, baratas e outros insetos que ameaçam a saúde pública, como pernilongos, escorpiões e aranhas.

Além de dedetizar todos os prédios públicos, neste ano a prefeita incluiu também as galerias de águas pluviais e rede coletora de esgoto de todos os bairros da cidade.

A Vigilância Sanitária recomendou aos moradores que os ralos das residências fossem tampados com panos úmidos para que o produto aplicado obtenha o efeito esperado.

O serviço terceirizado, segundo a prefeita, complementa as ações preventivas realizadas diariamente pela Secretaria Municipal da Saúde no combate a doenças como dengue e leishmaniose.