Multidão acolhe novo padre de Piacatu


Sacerdote atenderá comunidade de Santópolis do Aguapeí como administrador paroquial

21/04/2010 07:25 - Atualizado em 04/12/2021 20:05 | Por: Otávio Manhani

Otávio Manhani/Jornal Comunicativo

Padre Edgar cumprimenta criança durante recepção

Um corredor humano do lado de fora da igreja matriz de São José recebeu o novo pároco de Piacatu na noite de ontem (20), véspera de feriado nacional de Tiradentes. Padre Edgar de Souza Lima e o bispo diocesano de Araçatuba, dom Sergio Krzywy (lê-se Quicheiv), foram recebidos com aplausos, cantos e bandeirinhas branca.

Dentro da igreja, outra multidão aguardava de pé a entrada do novo sacerdote. A missa de posse teve início às 20h e contou com a presença de alguns familiares do pároco e moradores da cidade de Andradina (SP), de onde padre Edgar foi transferido.

Também compareceu na missa de posse o padre Sebastião Gonçalves, que conduziu os trabalhos da paróquia de Piacatu nesses últimos 15 anos, padre Paulo Fernando Vendrame (primeiro piacatuense a ser ordenado padre no município, em 16 de dezembro de 1995) e outros padres diocesanos.

Já no início da celebração de posse, padre Edgar fez o juramento de fidelidade à Igreja diante do bispo diocesano, o qual, posteriormente, declarou empossado o novo pároco da igreja matriz de São José, de Piacatu.

Na homilia, dom Sergio disse aos fiéis a necessidade em estar preparados para novos momentos na vida, referindo-se a saída do padre Sebastião e a chegada de padre Edgar. “A transferência [de padres] é um momento forte de evangelização”, acrescentou.

Na oportunidade, o bispo comentou que se trata de um momento de reflexão sobre tudo o que foi realizado na paróquia até então, reconhecendo o que foi feito de bom e aquilo que pode ser melhorado.

Dom Sergio agradeceu o padre Sebastião, assim como a comunidade católica que caminhou junto dele nesses 15 anos, e ao padre Edgar, por ter aceitado e atendido ao pedido de transferência solicitado pela Mitra Diocesana.

O bispo recomendou aos fiéis que caminhem na comunhão da diocese junto ao novo pároco e que auxiliem padre Edgar nos movimentos e grupos pastorais.

SANTÓPOLIS DO AGUAPEÍ

A posse do padre Edgar em Santópolis do Aguapeí ocorreu no dia 18 deste mês, às 19h30. Conforme informou o bispo diocesano, o novo padre será o administrador paroquial da igreja matriz de Nossa Senhora das Graças.

Diante da igreja lotada, dom Sergio citou ainda que a comunidade católica do município deve estar de coração aberto para acolher padre Edgar, que também atenderá a paróquia de Piacatu.

As leituras da missa de posse do padre Edgar, tanto em Santópolis do Aguapeí quanto em Piacatu, foram as mesmas lidas durante sua ordenação sacerdotal, em 23 de fevereiro de 2002.

Encerrada a missa de posse, o novo padre cumprimentou os moradores e, posteriormente, foi oferecido um coquetel aos visitantes no salão paroquial. Em Piacatu, o coquetel foi no barracão ao lado da igreja.

DISCURSO

Já empossado, padre Edgar disse a comunidade católica que assume a paróquia de São José, em Piacatu, e Nossa Senhora das Graças, em Santópolis do Aguapeí, mas que jamais substituirá o carinho que os fiéis têm com seu antecessor, padre Sebastião.

“Terei que adquirir meu espaço no coração das pessoas destas duas comunidades. Da mesma forma, padre Sebastião não substituirá o carinho que os católicos de Andradina têm por minha pessoa, mas, sem dúvida, terá seu espaço no coração daquela gente tão querida”, completou padre Edgar.

Antes de encerrar a missa, em Santópolis do Aguapeí, padre Edgar foi presenteado com um vaso de orquídeas amarelas. Já em Piacatu, o novo padre recebeu a imagem do padroeiro São José.

GALERIA DE FOTOS