Após 15 anos de trabalho, padre Sebastião se despede de Piacatu


Sebastião é o padre com a segunda maior permanência na Paróquia de Piacatu

11/04/2010 08:10 - Atualizado em 22/02/2022 16:57 | Por: Otávio Manhani

Otávio Manhani/Jornal Comunicativo

Fumaça de incenso forma coração sobre a cabeça do padre

Emocionante. Este é o adjetivo que ilustra, em uma palavra, como foi a última missa celebrada pelo padre Sebastião Gonçalves na noite de ontem (10) após 15 anos de permanência na Paróquia São José, de Piacatu.

Em quase três horas de missa, intercalada com várias surpresas, padre Sebastião permaneceu firme. A primeira emoção foi logo no início, quando seus irmãos e sobrinhos entraram com as vestes do sacerdote e vestiram-no.

Aquele momento fez o padre voltar ao tempo e relembrar o dia de sua ordenação, há 15 anos. Ministros da Eucaristia, representantes de movimentos pastorais, coroinhas, integrantes do coral e fiéis acompanharam atentamente as palavras do sacerdote que, agora, entra para a história da igreja matriz de São José como o padre com a segunda maior permanência na Paróquia.

Diferentemente da celebração tradicional, a homilia foi feita por uma ministra da Eucaristia, que fez uma ligação entre as palavras do Evangelho com a vida do padre Sebastião desde que assumiu a Paróquia.

Antes da consagração do pão e vinho, a equipe da liturgia convidou uma pessoa que recebeu a Primeira Eucaristia e outra que foi crismada há 15 anos, assim como o primeiro casal a receber o sacramento do matrimônio pelo padre Sebastião, que foi Nelson Bonfim e Emília Cristina Delmônaco Bonfim (hoje prefeito e primeira-dama de Piacatu), para levar as oferendas ao altar.

Ao final da celebração, o sacerdote recebeu vários presentes dos grupos e movimentos pastorais e instituições que, em fila, entraram um representante que entregou um objeto como recordação pela passagem ao município.

Após ser presenteado, padre Sebastião sentou ao lado de seus familiares para assistir a um slide com algumas imagens sobre as atividades religiosas e sociais realizadas durante sua permanência na Paróquia.

GALERIA DE FOTOS