Padre Sebastião recebe título de Cidadão Piacatuense


Solenidade contou com a presença do bispo diocesano

28/03/2010 08:22 - Atualizado em 22/02/2022 17:09 | Por: Otávio Manhani

Otávio Manhani/Jornal Comunicativo

Vereadora Cristiane entrega homenagem ao padre Sebastião

A Câmara Legislativa de Piacatu concedeu na noite de ontem (27) o Título de Cidadão Piacatuense ao padre Sebastião Gonçalves. A homenagem, realizada em sessão solene, reuniu mais de 100 pessoas, entre autoridades local e fiéis do município e cidades vizinhas.

A iniciativa, que partiu da vereadora Cristiane Zupirolli Bevilaqua (PT) e contou com o apoio unânime dos vereadores, é um reconhecimento pelos serviços prestados ao município durante os 15 anos em que esteve à frente da Paróquia São José.

Nesse período, segundo informações da Casa Paroquial, foram realizados 326 casamentos, 992 pessoas receberam o sacramento do Crisma, aproximadamente 900 pessoas receberam a Primeira Comunhão e 742 batizados (há outros 25 agendados para o dia 4 de abril, no dia da Páscoa, totalizando, portanto, 767 batismos).

A homenagem, que durou uma hora, aconteceu cinco dias após o padre ter passado por uma cirurgia na vesícula. Encerrada a solenidade, o público foi convidado para uma confraternização no salão ao lado da igreja.

Ao chegar ao coquetel, padre Sebastião foi recebido pelos fiéis com calorosos aplausos. O sacerdote realizará sua última missa em Piacatu no próximo dia 10, às 19h30, e tomará posse na Paróquia de São Sebastião, em Andradina (SP), no dia 17.

Antes de despedir-se da região, padre Sebastião celebrará uma missa na manhã do dia 11 (domingo) na igreja matriz de São Pedro Apóstolo, em Gabriel Monteiro, onde foi ordenado padre em 3 de fevereiro de 1995.

No lugar de padre Sebastião, assumirá os trabalhos da Paróquia São José, no dia 20 de abril, o padre Edgar de Souza Lima, que esteve à frente da Paróquia São Sebastião, de Andradina, por oito anos.

DISCURSO DO HOMENAGEADO

Em discurso de nove minutos, o padre Sebastião disse ter sido “uma surpresa muito grande esta homenagem”. Ele relembrou a época em que foi para Piacatu, em 1º e maio de 1995, após ter sido ordenado padre em 3 de fevereiro do mesmo ano. Sua ordenação aconteceu na igreja matriz de São Pedro Apóstolo, em Gabriel Monteiro, pelo então bispo dom José Carlos Castanho de Almeida.

“Dom José disse: Sebastião, sinto muito. Mas nós não temos padre para mandar um para cada paróquia, e você está em uma com menos de três mil habitantes. Portanto, você terá que atender Piacatu também”, recordou o padre. Segundo dados da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), um padre deve atender 10.500 habitantes.

Ainda em suas palavras, o sacerdote comentou que até os três meses antes de ir para a Paróquia São José, em Piacatu, ele imaginava que dom José mandasse outro padre para a paróquia, o que não foi possível. “De lá para cá, passou-se todo esse tempo: 15 anos”, emendou.

“Fiquei muito contente em poder servir essas três comunidades [Gabriel Monteiro, Piacatu e Santópolis do Aguapeí]. Sabemos que não é tão simples e, com isso, alguém fica sem ser atendido. E geralmente quem fica sem ser atendido não gosta muito”, completou.

Padre Sebastião aproveitou a oportunidade para pedir desculpas. “Se nesse período ofendi alguém ou causou transtorno para alguma pessoa, aproveito esse momento e peço perdão à essas pessoas”, acrescentou. Em sua avaliação, o padre disse que, nesses 15 anos, a comunidade progrediu bastante e que compartilha sua homenagem com toda a sociedade.

O homenageado disse que sempre procurou estar integrado com o povo da cidade, ressaltando que, na medida do possível, esteve presente em eventos sociais, esportivos e inaugurações. “Compartilho com meus irmãos de fé e minha família. Gostaria muito que uma pessoa estivesse aqui: minha mãe, dona Rosa, que partiu há mais de um ano, e meu pai, que morreu quando eu tinha 13 anos”, destacou.

O padre frisou ainda ter procurado fazer uma paróquia consistente e séria, com muita segurança na parte financeira, um sacerdote presente na vida do povo, atuante e participante. “Procurei passar nesses anos a expressão de Jesus no seu reino”, afirmou.

Para o padre, esses quinze anos são motivo de muita satisfação e também uma espécie de conclusão de sua missão na região pastoral de Birigui. “Fui muito bem acolhido em Gabriel Monteiro, Piacatu e Santópolis do Aguapeí. Está completando esta minha passagem por esta região; já estamos decididos desta situação”, concluiu.

DISCURSO DO PREFEITO

O prefeito de Piacatu, Nelson Bonfim (PTB), disse considerar o Título de Cidadão Piacatuense ao padre Sebastião Gonçalves é mais que merecido, e que a vereadora Cristiane, autora da homenagem, foi muito feliz ao propor tal honraria e a Câmara ter acatado por unanimidade.

“Só recebe uma homenagem quem, de fato, presta algo para a sociedade. E a gente nota que o padre Sebastião tem desenvolvido isso. Com a gente, aqui em Piacatu, fica a saudade e os ensinamentos que o senhor passou para nós”, ressaltou Bonfim.

O prefeito compartilhou com trecho da fala do padre quando se referiu aos erros, dizendo que é difícil acertar em tudo o que se faz, mas “quando erra, não erra por querer, mas, sim, erra tentando ajudar. E o padre tem mostrado isso”, destacando, ainda, a disponibilidade do sacerdote em ajudar a cidade.

Bonfim fez questão de citar que o primeiro casamento realizado pelo padre Sebastião em Piacatu foi o dele, em 27 de maio de 1995 e, de lá para cá, sempre tem mantido contato com o sacerdote.

“Pode contar sempre com os amigos de Piacatu, porque aqui, com certeza, o senhor está deixando muitos amigos. Muito obrigado por tudo que fez pela nossa cidade”, finalizou o prefeito.

DISCURSO DO BISPO

Com a palavra, o bispo dom Sergio Krzywy (Lê-se Quicheiv) saudou as autoridades e fiéis que acompanhavam a solenidade e cumprimentou o padre Sebastião chamando-o de “meu irmão e meu amigo”.

Para o bispo, o título concedido ao padre Sebastião é uma confirmação de que ele deixou, ao longo desses quinze anos, a sua vida, a sua doação e também seus defeitos, mas, sobretudo, esse tempo de vida dele, doado em favor da comunidade.

Dom Sergio destacou que a homenagem dada ao padre é estendida à Igreja Católica da cidade, uma vez que os serviços prestados pelo padre foram realizados enquanto representante da Igreja. O bispo reforçou ainda que o título ficará marcado na história do município.

GALERIA DE FOTOS