Morre, aos 68 anos, a missionária Dosinha


Religiosa é esposa do pastor-presidente da Igreja Evangélica Assembleia de Deus, Antonio Munhoz

21/03/2010 19:35 - Atualizado em 22/02/2022 17:31 | Por: Otávio Manhani

Otávio Manhani - Arquivo/Jornal Comunicativo

A missionária Dosinha Dias Munhoz

Morreu na tarde de ontem (20), às 17h, em Americana (SP), vítima de problemas cardíacos, a missionária Dosinha Dias Munhoz, aos 68 anos. Ela é esposa do presidente da Igreja Evangélica Assembleia de Deus – Ministério Belém - Campo de Americana, pastor Antonio Munhoz, 81.

Em entrevista ao Comunicativo, o pastor da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Ministério Belém, de Piacatu, César Diosnel Samaniego, disse ter recebido com muita tristeza a notícia da morte da missionária.

O pastor comentou que já vinha acompanhando a luta de Dosinha contra o câncer há aproximadamente 10 anos. “No meio de toda essa luta, ela fez cateterismo e atualmente andava com o coração fraco, que foi o motivo de sua morte”, completou.

Mesmo conhecendo os problemas de saúde da missionária, Samaniego disse que a notícia de sua morte não deixou de ser uma surpresa, destacando sempre o dinamismo de Dosinha. “Ela era uma mulher dinâmica, principalmente no âmbito missionário. É uma perda muito grande para a Igreja e para a sociedade”, avaliou.

Para o pastor, a morte de Dosinha deixa uma lacuna enorme e que será difícil de ser preenchida, sobretudo no que tange a missão. “Era uma mulher que respirava missão”, acrescentou.

BREVE HISTÓRICO

Dosinha Dias Munhoz foi enviada pelo Campo Missionário de Marília (SP) pela primeira vez pelo pastor Alfredo Rudissitt. Na época, ela era jovem e solteira.

Posteriormente, foi adotada pela Igreja Evangélica Assembleia de Deus – Ministério Belém, de Americana, e enviada ao Paraguai, onde trabalhou durante 25 anos como missionária.

Ainda desempenhava seu trabalho missionário no Paraguai quando foi pedida em casamento pelo pastor Antonio Munhoz, que na ocasião estava viúvo. Ela aceitou e casaram-se em 1997. Eles não tiveram filhos.

Inúmeras foram as ações sociais desenvolvidas pelo casal Dosinha e Antonio Munhoz em Piacatu, Clementina, Gabriel Monteiro e Santópolis do Aguapeí em benefício dos mais carentes. Entre elas a campanha do quilo, que acontece todo mês.

VELÓRIO

Pastores de quase todo o Estado de São Paulo estiveram no Culto Fúnebre da missionária Dosinha, em Americana. Entre as lideranças, esteve presente o pastor José Welington Bezerra da Costa, que é presidente das Assembleias de Deus no Brasil e uma das lideranças mundiais da Igreja.

De Piacatu, compareceu ao velório o pastor César e sua esposa. O prefeito Nelson Bonfim (PTB) enviou uma coroa de flores à missionária e suas condolências ao pastor Munhoz.

O corpo da missionária Dosinha foi sepultado hoje (21), às 15h30, no Cemitério Parque Gramado, em Americana.

DEPOIMENTO

Durante conversa com o pastor Munhoz no velório, pastor César informou que Munhoz estava bastante abatido com a perda da esposa devido ela ter sido uma companheira muito presente na vida dele.

“Todos os dias às 5h eles levantavam e oravam juntos, faziam o devocional bíblico e tomavam o café da manhã para, depois, tratar dos assuntos da igreja e também da parte social da instituição”, relatou Samaniego.

No entanto, o pastor de Piacatu frisou que o pastor Munhoz se encontra bem de saúde e que, mesmo abatido, disse que “a vida não pode parar”.

“Ele é um homem muito forte, sóbrio, equilibrado e humano. Sem dúvida a perda da esposa deixou-o arrasado. Mas ele é um homem experiente e conseguirá superar isso”, afirmou Samaniego. E prosseguiu: “É um pastor muito querido pela igreja de Americana e anexos, assim como também querido pelo ministério. É um grande líder a nível estadual, nacional e internacional”.

“Nós, aqui de Piacatu, estamos orando a Deus para que ele encha o pastor Munhoz de sua graça e força para que ele possa superar o presente momento”, encerrou pastor César.