Piacatu inicia processo de implantação do Programa Vizinhança Solidária Rural


Programa de vigilância tem como objetivo reduzir a criminalidade na zona rural

26/05/2022 18:42 - Atualizado em 01/08/2022 13:48 | Por: Otávio Manhani

Otávio Manhani/Jornal Comunicativo

Uma palestra realizada na noite de anteontem (24) oficializou o início da implantação do Programa Vizinhança Solidária Rural, em Piacatu. Trata-se de uma parceria entre a Prefeitura Municipal, Polícia Militar e proprietários rurais.

O evento reuniu dezenas de proprietários rurais no Teatro Municipal Prof. Jurandir Antonio de Lima. A palestra foi conduzida pelo cabo PM João Valmir Doná, do 2º Batalhão de Polícia Militar da 4ª Companhia de Birigui.

O palestrante explicou que o programa tem como finalidade auxiliar na redução da criminalidade por meio da união entre os proprietários rurais e profissionais da segurança pública. “É uma parceria que não terá custos com mensalidades. O que precisamos é unir forças”, ressaltou.

O palestrante mencionou que o município de Coroados (que fica a 55 quilômetros de Piacatu) foi a primeira cidade do Estado de São Paulo a implantar o Programa Vizinhança Solidária Rural. “Após a implantação, em 2018, Coroados obteve uma redução em 70% nos casos de criminalidade rural”, frisou.

FORÇA DA LEI

O Programa Vizinhança Solidária foi implantado em 2009 com o apoio de diversos policiais. Porém, não era institucionalizado. Tal medida se tornou lei na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo em 2018 (lei 16.771/2018).

Inicialmente, este programa surgiu para atender moradores de bairros de grandes cidades. Um dos casos de maior efetividade no Estado de São Paulo, segundo a corporação, ocorreu no bairro dos Jardins, na capital paulista, onde os casos de furto e roubo caíram 60% entre um ano e outro.

Como a medida deu certo na zona urbana, a ideia em utilizar este programa na zona rural foi concretizada em 2018, ocasião e que o município de Coroados foi o primeiro a implantar.

GRUPO DE WHATSAPP

Uma das sugestões do cabo PM Doná foi a criação de um grupo no aplicativo de mensagens WhatsApp entre os proprietários rurais e policiais. No entanto, esta medida só deverá ser efetivada assim que o programa estiver oficialmente implantado no município.

A ideia é que os proprietários rurais informem movimentações suspeitas no bairro a qualquer hora. Na dúvida, a orientação é que a Polícia Militar seja acionada via telefone 190.

O palestrante adiantou que já está sendo montado um mapa das propriedades rurais e suas respectivas localizações, a fim de facilitar o atendimento quando solicitado. “As propriedades receberão identificações, as quais deverão ser instaladas na porteira”, completou.

Com este cadastro, tanto os policiais que trabalham no município quanto os que trabalham no Copom (Centro de Operações da Polícia Militar) em Araçatuba, terão as planilhas contendo as localizações das propriedades rurais, de modo que o atendimento ocorra o mais rápido possível.

CÂMERAS DE SEGURANÇA

A instalação de câmeras de segurança na zona rural não faz parte deste programa. Entretanto, fica a critério de cada proprietário rural instalar ou não câmeras em sua propriedade.

Presente na palestra, o prefeito de Piacatu, Ricardo Francisco Lemes da Silva (PSDB), anunciou que ainda neste semestre serão instaladas câmeras de segurança nas principais entradas do município. “É uma medida que contribuirá na questão da segurança pública da cidade”, frisou.

O sargento Prando, que é o comandante da Polícia Militar em Piacatu, também disse estar à disposição da população no combate à criminalidade, assim como os policiais que integram o efetivo no município.

GALERIA DE FOTOS