Centro Educacional de Piacatu “adapta” sala de leitura a um restaurante


Atividade tem como proposta pedagógica criar o hábito da leitura nas crianças

11/07/2022 16:28 - Atualizado em 27/10/2022 21:39 | Por: Otávio Manhani

Otávio Manhani/Jornal Comunicativo

Alunos durante atividade "Restaurante Sabor da Leitura"

Pratos e talheres à mesa. Mas no lugar da comida, livros. No cardápio sobre a mesa, ao invés de escolher o que comer, os “clientes” se deparam com a seguinte sugestão de entrada: “Felicidade. Chegue feliz e saia mais feliz ainda”. Já a sugestão do prato principal é: “Amor. Espalhe amor e ganhe mais amor!”.

Trata-se de uma “adaptação” da sala de leitura em um restaurante, promovida na manhã de hoje (11) pelo Centro Educacional de Piacatu aos seus alunos. A atividade, intitulada como “Restaurante Sabor da Leitura”, teve como objetivo incentivar a leitura.

Na sala de leitura, ou melhor, no “restaurante”, em uma das paredes informava aos “clientes” os ingredientes necessários para uma boa “refeição”: silêncio, encantamento, imaginação, leitura e concentração.

A coordenadora pedagógica do Centro Educacional, Silvana da Silva Mendonça Manhani, disse que a sala foi preparada para proporcionar às crianças um ambiente agradável, com diversos tipos de textos, despertando neles o mundo da imaginação.

Silvana acrescentou ainda que o “Restaurante Sabor da Leitura” tem como proposta pedagógica criar nos alunos o hábito e o gosto pela leitura, aproveitando o período de férias escolares tanto para brincar quanto aprender. “Afinal, ler é tão importante quanto nos alimentar”, destacou a coordenadora.

Acompanhados pelas professoras, os alunos (com idade entre 6 e 10 anos) puderam escolher o que “comer”, como: feijoada das frases, sopa dos gêneros, salada dos textos, carne com gibis, farofa da parlenda e self-service da leitura.

O Centro Educacional de Piacatu desenvolve atividades complementares no contraturno escolar, ou seja, quem estuda de manhã frequenta no período da tarde, e vice-versa. O local tem como finalidade atender as necessidades socioeducacionais dos estudantes, assim como promover a integração deles.

GALERIA DE FOTOS