Escola Cinelzia realiza culminância das Disciplinas Eletivas


Estudantes de Piacatu expuseram trabalhos desenvolvidos no primeiro semestre

25/06/2022 10:50 - Atualizado em 20/10/2022 14:08 | Por: Otávio Manhani

Otávio Manhani/Jornal Comunicativo

Abertura oficial do evento ocorreu no pátio da escola

A direção da EE Prof.ª Cinelzia Lorenci Maroni, de Piacatu, realizou na tarde de ontem (24) a culminância das Disciplinas Eletivas. O evento contou com a presença da dirigente regional de ensino da Diretoria de Ensino da Região de Birigui, Priscila Barrionuevo.

O evento foi aberto pelo diretor da escola, Márcio de Carvalho Lopes, que deu boas-vindas ao público e fez um breve resumo sobre as atividades expostas para visitação. Na sequência, houve uma apresentação dos alunos que frequentam o Projeto Guri, polo de Piacatu.

Conforme informou o diretor escolar, a culminância das Disciplinas Eletivas é uma forma de apresentação e troca de experiências entre os alunos, professores e toda a comunidade escolar. Para isso, é necessário que tais disciplinas tenham como embasamento cinco princípios: investigação científica, processos criativos, empreendedorismo, mediação e intervenção sociocultural.

O diretor também explicou que culminância é o momento em que os alunos compartilham os resultados dos trabalhos que foram desenvolvidos nas Eletivas. “A Eletiva pode ter vários formatos, como: evento, mostra, feira, roda de conversa, espetáculo, produto digital, intervenção artística, entre outros”, destacou Lopes.

Entre as Eletivas expostas estavam: Customizar é uma arte: bora fazer parte, Meu pet, Late e mia, Sabores do Brasil, Food Maker, Debaixo d’água, Missão dada missão cumprida, Juntos somos mais, Turismo: uma viagem pelas cinco regiões do Brasil, Geometria das pipas, Divertidamente e ReciCria: artesanato sustentável.

As Disciplinas Eletivas compõem uma das inovações metodológicas da Parte Diversifica do PEI (Programa de Ensino Integral) e envolvem a interdisciplinaridade e implicam na diversificação de situações didáticas, visando aprofundar, enriquecer e ampliar estudos relativos ao conteúdo das áreas e fortalecer o projeto de vida.

Na avaliação do diretor escolar, foi um evento bastante produtivo. “Os estudantes deram um show de protagonismo”, frisou. O evento também foi prestigiado pela supervisora regional de ensino, Ana Carolina Faustino Ramos; pela vice-prefeita de Piacatu, Beatriz de Cristo Ramos, a Bia (União Brasil); e alguns vereadores.

GALERIA DE FOTOS