Jovens encenam “presépio vivo” durante Missa do Galo, em Piacatu


Missa foi concelebrada por três padres que são “filhos de Piacatu”

26/12/2022 08:10 - Atualizado em 24/01/2023 15:48 | Por: Otávio Manhani

Otávio Manhani/Jornal Comunicativo

Jovens durante encenação do presépio vivo no altar

Um grupo de jovens e crianças da catequese da Paróquia São José, de Piacatu, apresentou na noite da véspera de Natal (24), na igreja matriz, uma encenação de um presépio vivo. A apresentação aconteceu no final da Missa da Vigília, popularmente conhecida como Missa do Galo.

A missa, que durou quase duas horas, foi presidida pelo pároco padre Luiz Henrique dos Santos Carreira e concelebrada por três padres que são “filhos de Piacatu”, sendo: padre Ricardo Carlos, padre Angelo César Cenerino e padre Silvio Cesar Quaio.

Realizada no final da missa, a encenação começou com a leitura do trecho bíblico (Lucas 1, 26-38) onde fala sobre a anunciação do anjo Gabriel à virgem Maria. A cada leitura, os personagens representando cada momento (anunciação, visitação e nascimento) entravam pelo corredor central da igreja, seguindo até o altar.

Finalizada a encenação, padre Luiz Henrique encerrou a Missa do Galo com a bênção solene e convidou a comunidade a fazer uma breve visita ao “presépio vivo” no altar.

HOMILIA

Durante a homilia da Missa do Galo, padre Luiz Henrique lembrou que Jesus morreu crucificado para salvar a humanidade do pecado. “Jesus Cristo morreu para nos resgatar, para nos libertar da escravidão, do pecado, do mal e da morte”.

E continuou: “O nosso Deus cristão não é um deus longe de nós; escondido. Ele é um Deus próximo, que não é indiferente às nossas vidas. Ele nos ama; Ele nos deu a vida! O Senhor está conosco, independente da situação em que estamos vivendo, seja na enfermidade ou no sofrimento”.

Em referência ao Evangelho de São João (João 3,16), o pároco destacou que Deus deu um sinal maior à humanidade, que foi seu filho único. “Deus amou tanto o mundo que, na plenitude dos tempos, enviou seu filho único para que, aquele que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Então, o sinal de Deus foi este: doar seu filho para estar no meio de nós”.

O padre aproveitou a ocasião para aconselhar os fiéis. “Para que nós possamos acolher Jesus verdadeiramente, precisamos nos abaixar e sermos humildes diante da presença de Deus. Tem gente que é soberba até para rezar! Não adianta ir à missa e dizer que é católico se você não for humilde”.

Padre Luiz Henrique acrescentou dizendo que “devemos deixar de lado a nossa vontade para que Deus realize a vontade dEle em nossa vida. Precisamos ser obedientes ao Senhor! Isso é acolher Jesus no Natal e em todos os dias do ano. A graça de Deus nos ensina a abandonar a impiedade. Se converta!”.

E finalizou: “Nesta noite, vamos pedir a graça de vivermos na santidade e comunhão com Deus. Vamos acolher Jesus de verdade! Deixar de lado tudo aquilo que nos separa dEle. Vamos rezar mais, nos configurar a Jesus. Nós temos muito a aprender quando olhamos para o menino Jesus, tão frágil, na manjedoura”.

GALERIA DE FOTOS