Bispo participa de encontro sobre a CF 2010 em Gabriel Monteiro


Esta é terceira vez que a Campanha da Fraternidade é organizada pelo Conic

08/02/2010 08:40 - Atualizado em 21/02/2023 14:27 | Por: Otávio Manhani

Otávio Manhani/Jornal Comunicativo

Dom Sergio ressalta que a economia deve estar a serviço da vida

Católicos da região pastoral de Birigui estiveram reunidos ontem (07), em Gabriel Monteiro, para falar sobre a Campanha da Fraternidade deste ano. O encontro aconteceu no salão paroquial da igreja matriz de São Pedro Apóstolo, das 8h às 12h.

Com o tema “Economia e Vida”, a intenção é que o assunto seja discutido durante a campanha eleitoral deste ano. Na ocasião, o bispo diocesano de Araçatuba, dom Sergio Krzywy (lê-se Quicheiv), disse que “a economia deve estar a serviço da vida”.

O bispo destacou que os cristãos não devem servir a Deus e ao dinheiro ao mesmo tempo, assim como enriquecimento e o acúmulo de bens não pode ser tratado com idolatria. Segundo dom Sergio, a riqueza não deve se tornar um supremo, pois, caso contrário, os demais valores acabam sendo sacrificados.

“Precisamos dialogar com a sociedade”, continua o bispo, ressaltando que a melhor maneira de viver o tema da campanha é promover ações sustentáveis, como a prática da economia socialmente justa, e que não agridam o meio ambiente.

Conic

Esta é terceira vez que a Campanha da Fraternidade é organizada pelo Conic (Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil), entidade que congrega além da Igreja Católica, a Igreja Luterana, Anglicana, Católica Ortodoxa e Presbiteriana.

A proposta das igrejas filiadas ao Conic é que os cristãos repensem o modelo econômico vigente. Entre as ações propostas estão a luta em favor da tributação justa e progressiva, a auditoria da dívida pública, a adoção de políticas econômicas de distribuição de renda e o direito a alimentação.

Marcada para lançamento nacional neste dia 17 (Quarta-feira de Cinzas), a Campanha da Fraternidade deste ano aborda um tema atual, embora o mesmo tenha sido decidido antes da crise econômica mundial.

O bispo concluiu dizendo que “há várias formas de promover uma economia menos individualista e mais solidária”. Dom Sergio ainda desejou uma boa Campanha da Fraternidade e que o tema seja refletido ao longo do ano.

Encerrado o encontro, os participantes foram convidados para um almoço ao lado do salão em que aconteceu o evento. Aproximadamente 200 pessoas marcaram presença no local.