Câmara de Bilac concede dois votos de aplauso


Entre os homenageados está a bioquímica que descobriu nova droga no combate ao câncer

18/12/2009 08:40 - Atualizado em 01/03/2023 20:18 | Por: Otávio Manhani

Otávio Manhani/Jornal Comunicativo

A Câmara de Vereadores de Bilac concedeu dois votos de aplauso no início deste mês. Um deles, de autoria do vereador Carlos Alberto Barducci (PTB), foi para Maria Eloisi Caldas Lopes Vasquez, farmacêutica bioquímica nascida em Bilac, que descobriu uma nova droga que auxiliará o tratamento de câncer sem a utilização da quimioterapia.

A bilaquense, que atualmente reside em Nova Iorque (EUA), é filha do casal Arildo Lopes e Gertrudes Glair Caldas Lopes. Ela participou como coordenadora da pesquisa sobre uma das mais temidas doenças do século: o câncer.

Maria Eloisi trabalha no Memorial Sloan Kettering Câncer Center, em Nova Iorque, onde, juntamente com o médico oncologista argentino Leandro Cerchietti, publicou como autora principal no dia 24 de novembro, um artigo na revista “Nature Medicine” sobre a introdução de uma nova droga que age diretamente nas células cancerosas, sem efeitos colaterais.

A droga PUH71 foi aprovada pelo Ministério da Saúde dos Estados Unidos para ser utilizada a partir do ano que vem em pacientes portadores do câncer de mama e linfomas. Com a descoberta, a bilaquense foi notícia em vários jornais da região, do Brasil e do mundo.

“Desta forma, nada mais que justo homenagear a farmacêutica bioquímica Maria Eloisi Caldas Lopes Vasquez que, com toda sua equipe e tamanha dedicação, pôde proporcionar ao mundo inteiro uma esperança maior no tratamento do câncer e, principalmente, um menor sofrimento aos pacientes já debilitados pela quimioterapia”, ressaltou Barducci.

Outro voto de aplauso, de autoria do presidente da Câmara, Mauro Nardini (PSDB), foi para a equipe feminina de voleibol da cidade, dirigida pelo técnico e professor de Educação Física, Marcio Adriano Spagnuolo.

De acordo com a justificativa de Nardini, as meninas participaram na categoria infantil do campeonato estadual série Ouro, da Federação Paulista de Voleibol, ficando com a taça de campeãs do interior paulista, o que concedeu a Bilac a disponibilidade de sediar a final dos jogos estaduais, que aconteceu entre os dias 27 e 29 no ginásio poliesportivo Prof. Alfredo Monseff.

Na disputa pelo título, a equipe bilaquense perdeu para o time do Finasa, de Osasco (SP), por 3 sets a 1, ficando com o terceiro lugar estadual.

Por terem representado o município em um evento esportivo considerado de grande representatividade, Nardini propôs a homenagem às atletas: Tamires, Amanda, Carol, Renata, Anginho, Yasmim, Brunessa, Daiane, Taís, Bianca, Jéssica, e Juliana, assim como o técnico Marcio Adriano Spagnuolo, “que nunca mediu esforços para fazer dessas meninas grandes atletas que traz orgulho para o município”.