Ex-funcionário público recebe Título de Cidadão Bilaquense


Francisco Ramos Cuares já foi vereador e ocupou a presidência da Câmara de Bilac

12/12/2009 09:48 - Atualizado em 01/03/2023 21:09 | Por: Otávio Manhani

Otávio Manhani/Jornal Comunicativo

O homenageado Francisco Ramos Cuares

A Câmara de Vereadores de Bilac concedeu Título de Cidadão Bilaquense ao ex-funcionário público e ex-presidente da Câmara local, Francisco Ramos Cuares, 90 anos, conhecido na cidade como senhor Paco. A homenagem aconteceu na noite de ontem (11) em sessão solene, às 20h.

O Título de Cidadão Bilaquense foi sugerido no ano passado pelo então vereador Gilberto Silveira de Oliveira (PSDB) e aprovado pelos demais legisladores. A homenagem foi acompanhada por sua esposa, Noêmia Gomes Ramos, filhos, netos, bisnetos e alguns munícipes.

A sessão foi aberta pelo presidente da Câmara, Mauro Nardini (PSDB), que disse ser justa e merecedora tal honraria. “É uma pessoa que, de fato, ama Bilac”, afirmou. Nardini aproveitou para justificar a ausência do prefeito José Roberto Rebelato, o Beto (PSDB), que estava retornando de viagem, o qual transmitiu um forte abraço do prefeito ao homenageado.

Em seu discurso, Oliveira disse ao homenageado que “sua longa história política tem mais um capítulo: o de tornar de direito o que já era de fato”, ou seja; um cidadão bilaquense. O autor do título disse se espelhar na pessoa de Cuares quando o assunto é política. “É um grande homem. As palavras ‘diálogo e entendimento’ sempre são reforçadas por ele”, completou.

Oliveira acrescentou dizendo que a homenagem concedida à Cuares simboliza também a gratidão aos funcionários públicos e ex-vereadores “que não tiveram o privilégio de nascer em Bilac, mas escolheram este local para viver”.

Após o discurso, o autor do projeto entregou o diploma de Título de Cidadão Bilaquense e uma placa em homenagem aos serviços prestados ao município.

Com a palavra, o ex-funcionário público disse ser grato por receber a honraria e aproveitou para agradecer o autor do projeto e os vereadores que foram unânimes à aprovação da homenagem. “Infelizmente não tive a felicidade de nascer em Bilac, mas tive o prazer de vê-la nascer”, acrescentou.

Encerrada a sessão, Cuares recebeu os cumprimentos das autoridades e familiares.