Aluno de Piacatu é ‘deputado’ pela terceira vez


Adolescente também participou do Parlamento Jovem em 2006 e 2007

23/11/2009 08:45 - Atualizado em 21/03/2023 21:28 | Por: Otávio Manhani

Divulgação/Direção Escolar

Thiago Petean mostra certificado que recebeu de Callegari

O jovem Thiago Petean, 17 anos, aluno do 3º ano do ensino médio da EE Profª. Cinelzia Lorenci Maroni, de Piacatu, participou pela terceira vez do Parlamento Jovem Paulista. Ele já foi ‘deputado’ por um dia em 2006 e 2007.

O evento, que ocorre anualmente no mês de novembro desde 1999, aconteceu entre os dias 5 e 6 no Palácio 9 de Julho, onde os deputados estaduais disponibilizam seus acentos aos estudantes paulistas que, assim como os parlamentares, sobem na tribuna da Assembleia Legislativa para defender seus projetos.

O conteúdo dos projetos deve estar relacionado a 12 partidos temáticos, sendo: Partido da Agricultura, Cultura, Defesa do Consumidor, Direitos Humanos, Educação, Emprego, Esportes, Habitação, Juventude, Natureza, Saúde e partido da Segurança Pública.

Assim como as outras vezes que participou, Petean optou pelo partido da Educação, onde propôs que todas as escolas públicas e privadas sejam obrigadas a oferecer duas aulas específicas de Cidadania e Direitos Humanos em toda Educação Básica, conforme lei de diretrizes e bases da Educação Nacional em consonância com os Parâmetros Curriculares Nacionais.

Pela terceira vez, o aluno teve como orientadora a professora Saula Rodrigues Borges Filipim. No entanto, desta vez ela não pôde acompanhá-lo a São Paulo. Em seu lugar foi o professor de Educação Física, Jaime José dos Santos.

O estudante recebeu o certificado de participação do Parlamento Jovem do sociólogo e ex-deputado estadual Cesar Callegari.