Missa festeja os 20 anos da capela de Santa Rita de Cássia, em Piacatu


Carreata e almoço fizeram parte das festividades em homenagem à santa

22/05/2023 10:22 - Atualizado em 19/09/2023 18:21 | Por: Otávio Manhani

Otávio Manhani/Jornal Comunicativo

Padre Sebastião durante bênção das rosas

Uma missa realizada na manhã de ontem (21) marcou os 20 anos de inauguração da capela de Santa Rita de Cássia, em Piacatu (SP). A Igreja Católica celebra o dia de santa Rita de Cássia hoje (22).

As festividades em comemoração à santa iniciaram com uma breve carreata, que começou em frente a igreja matriz de São José. Após percorrer algumas ruas da cidade com a imagem de Santa Rita de Cássia, a carreata seguiu até a capela.

A missa aconteceu no barracão ao lado da capela de Santa Rita de Cássia, no bairro rural Cassimiro. A convite do pároco local, padre Luiz Henrique dos Santos Carreira, a missa em homenagem à santa foi presidida pelo padre Sebastião Gonçalves, o qual esteve à frente da Paróquia São José, de Piacatu, entre 1995 a 2010.

Padre Luiz Henrique não esteve na missa em homenagem aos 20 anos da capela de Santa Rita de Cássia. No mesmo dia, ele, que é assessor diocesano do setor Juventude, participava da peregrinação da Jornada Diocesana da Juventude, na cidade de Birigui (SP).

Durante a homilia, padre Sebastião lembrou que a capela de Santa Rita de Cássia foi construída onde antigamente funcionava uma escola rural. “Tinha um poço aqui na frente [da capela]. Quando vínhamos rezar missa, tínhamos que ter cuidado”, recordou.

Padre Sebastião também destacou que a Igreja Católica celebra nesse mesmo domingo o 57º Dia Mundial das Comunicações Sociais, tendo como tema “Falar com o coração. Testemunhando a verdade no amor” (Efésios 4,15).

O padre reforçou seus agradecimentos a todos que contribuíram na construção e manutenção da capela. Na sequência aspergiu água abençoada sobre os fiéis e sobre as rosas vermelhas que enfeitavam o altar e o andor com a imagem de Santa Rita de Cássia.

Ao final da missa, padre Sebastião recebeu uma lembrança em nome da comunidade paroquial, a qual foi entregue pelo presidente da capela, Odacir Hailton Perina e sua esposa, Edcléia.

Também participaram da missa festiva o primeiro presidente da capela, Moacir Feresin, e o ex-vice-prefeito de Piacatu, Laurindo Delmônaco (PSDB), ambos presentes na inauguração em 2003.

Encerrada a missa, a imagem de Santa Rita de Cássia foi levada ao Piacatu Clube, onde foi realizado um almoço, seguido por um bingo beneficente e sorteio de vários brindes.

GALERIA DE FOTOS