Centro Educacional de Piacatu expõe trabalhos sobre os clássicos infantis


Exposição recebeu a visita de estudantes da rede municipal e estadual de ensino

29/05/2023 14:20 - Atualizado em 08/09/2023 15:06 | Por: Otávio Manhani

Otávio Manhani/Jornal Comunicativo

Aluna explicando uma das exposições aos visitantes

O Centro Educacional de Piacatu realizou entre os dias 25 e 26 deste mês uma exposição dos trabalhos que foram produzidos pelos alunos. A exposição é resultado do projeto “Clássicos infantis e nossas emoções”.

Durante as visitas, as crianças que produziram os trabalhos explicavam ao público sobre o clássico infantil que sua sala trabalhou. Os pais dos alunos também visitaram a exposição. Ao todo, foram expostas atividades referentes a seis clássicos infantis.

A coordenadora pedagógica do Centro Educacional, Silvana da Silva Mendonça Manhani, explica que foram escolhidos os clássicos infantis porque eles foram sucesso entre os pais destes alunos e continuam até agora com as crianças.

“Essas histórias nos trazem emoções positivas, mas também nos mostram que não somos feitos só de emoções positivas. A raiva, o medo, a tristeza, entre outros, são sentimentos que precisam ser trabalhados para que a criança aprenda a ter resiliência e consiga superar situações e problemas que aparecem no decorrer de sua vida”, acrescenta a coordenadora.

De acordo com Silvana, a proposta deste projeto foi desenvolver as habilidades e competências socioemocionais, com o objetivo que a criança aprenda a lidar com suas próprias emoções e tenha um bom relacionamento interpessoal com o grupo que convive.

CLÁSSICOS QUE FORAM TRABALHADOS

O clássico João e o Pé-de-Feijão foi trabalhado pela professora Edcléia Garcez Perina a questão da honestidade, obediência e perseverança. Trata-se de um conto de fadas muito antigo, que tem origem na Inglaterra, sendo a primeira versão publicada em 1807 por Benjamin Tabart (1767-1833), que era um editor e livreiro inglês da Biblioteca Juvenil, em Londres.

O conto de fadas Branca de Neve e os Sete Anões abordou a questão do amor, compaixão e empatia, tendo como instrutora a professora Marli Bento Vieira. Este clássico, publicado em 1812, pertence aos irmãos alemães Jacob Ludwing Carl Grimm (1785-1863) e Wilhelm Carl Grimm (1786-1859).

Já a professora Iliene Pires trabalhou com os alunos o clássico Rapunzel, o qual abordou a questão da família, amor e esperança. Trata-se de uma biografia popular, publicada em 1815 pelos irmãos Grimm, os quais entraram para a história como folcloristas e também por suas coletâneas de contos infantis.

Os alunos da professora Sandra Cristina do Nascimento Boscache tiveram como referência o clássico Pinóquio, onde foi abordada a questão da verdade, bondade e obediência. Trata-se de um romance publicado em 1883, pelo jornalista e escritor italiano Carlo Collodi (1826-1890), mais conhecido pelo pseudônimo de Carlo Lorenzini.

O clássico As Aventuras de Alice no País das Maravilhas, frequentemente abreviado para Alice no País das Maravilhas, abordou a questão da força, coragem e determinação, tendo como orientadora a professora Aline Xavier Zeferino. Esta obra infantil, publicada em 1865, é a mais conhecida do britânico Charles Lutwidge Dodgson (1832-1898), sob o pseudônimo de Lewis Carroll.

A obra trabalhada pela professora Otília dos Santos Vendrame foi A Menina e o Pássaro Encantado, onde foi abordada a questão da amizade, saudade e empatia. Trata-se de uma obra publicada em 2009 por Rubem Azevedo Alves (1933-2014), que foi um psicanalista, educador, teólogo, escritor e pastor presbiteriano brasileiro.

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