Piacatu reúne cerca de mil católicos no dia de Pentecostes


12/06/2014 09:16 - Atualizado em 17/06/2014 09:46 | Por: Otávio Manhani

Otávio Manhani/Jornal Comunicativo

Festa do Pentecostes reuniu aproximadamente mil fiéis da região

O município de Piacatu foi sede do encontro regional do Pentecostes. O evento aconteceu no dia 8 deste mês (domingo) no ginásio de Esportes e contou com a presença dos padres das paróquias dos sete municípios que compõem a regional de Birigui, da diocese de Araçatuba.

Caravanas de diversas paróquias participaram do evento religioso que reuniu aproximadamente mil pessoas, segundo os organizadores. O bispo diocesano, dom Sergio Krzywy (lê-se Quichêiv), não esteve no Pentecostes em Piacatu devido ter presidido uma missa campal em Araçatuba no mesmo dia e horário.

O Pentecostes foi presidido pelo padre Edgar de Souza Lima, de Piacatu; padre Arnaldo Carvalheiro Neto, de Gabriel Monteiro; entre outros padres que integram a região pastoral de Birigui (SP).

Pentecostes vem do grego ‘pentekostés’ e significa quinquagésimo. A solenidade é festejada 50 dias após a Páscoa. Nela celebra-se o envio do Espírito Santo à Igreja; o Espírito da promessa derramado sobre os discípulos, “reunidos no mesmo lugar” (At 2,1), e esperando-o “todos unânimes, perseverando na oração” (At 1,14).

O Espírito, que ensina a Igreja e lhe recorda tudo o que Jesus disse, vai também formá-la para a vida de oração. Este dia é considerado por muitos como o aniversário da Igreja Católica.

Na diocese de Araçatuba, destacam-se duas celebrações nesta data, sendo a primeira realizada pela região pastoral de Birigui e congrega todas as paróquias desta porção diocesana a cada ano em uma cidade. Neste ano, a paróquia São José, de Piacatu, foi a anfitriã.

A outra celebração aconteceu em Araçatuba, na paróquia Divino Espírito Santo. Nesta edição, a paróquia do bairro Alvorada celebrou seu padroeiro com procissão e missa campal na Praça Bezerra de Menezes, presidida pelo bispo dom Sergio Krzywy e concelebrada pelo pároco padre José Manoel Messias.

GALERIA DE FOTOS