Bispo da Diocese de Araçatuba comemora cinco anos de episcopado


Dom Sergio Krzywy ressaltou durante celebração que data coincide com mês vocacional

14/08/2009 09:05 - Atualizado em 20/07/2023 21:54 | Por: Otávio Manhani

Otávio Manhani - Arquivo/Jornal Comunicativo

Dom Sergio durante missa do Crisma em Piacatu, em 2007

A igreja matriz de Nossa Senhora das Graças, de Santópolis do Aguapeí, foi escolhida pela região pastoral de Birigui para sediar os cinco anos de episcopado do bispo diocesano de Araçatuba, dom Sergio Krzywy (lê-se Quichêiv).

Embora o bispo tenha completado seus cinco anos de ordenamento episcopal nesse dia 14, a celebração solene aconteceu uma semana antes, no dia 8 (sábado), às 20h. Para o evento, foram convidadas 32 paróquias de 19 municípios.

A antecipação da missa em ação de graças se deu pelo fato de o bispo ter compromisso agendado à Costa Rica, onde participou de um encontro internacional que discutiu a formação de padres na América Latina.

Dezenas de fiéis participaram da missa solene que aconteceu na quadra poliesportiva da EE Manoel Bento Neto. Devido ao grande número de pessoas, foram instalados dois telões (um próximo ao altar e outro fora da quadra) para que o público pudesse acompanhar a celebração.

Durante o evento, dom Sergio disse que a data de sua ordenação episcopal coincide com o mês vocacional e, em especial neste ano, a Igreja comemora o ano Sacerdotal Jubilar. Ainda citando sobre vocações, o bispo frisou que “Deus suscita vocações em todos nós e, portanto, a necessidade em sempre estarmos atentos ao chamado”.

PROXIMIDADE

Diferentemente de anos anteriores, quando a data de ordenação episcopal dom Sergio era comemorada em missas celebradas em Araçatuba, a intenção do bispo é realizá-las em cidades que compõem a diocese e, assim, “ficar mais próximo do povo de Deus”.

Para iniciar esta proximidade, dom Sergio solicitou à região pastoral de Birigui que indicasse uma paróquia, e a escolhida foi a de Nossa Senhora das Graças, em Santópolis do Aguapeí. “Fiquei bastante contente com a escolha. Fui bem recebido pela comunidade”, declarou.

Conforme informou o padre Sebastião Gonçalves, pároco local e que também responde pela paróquia São José, de Piacatu, nesses cinco anos à frente da diocese de Araçatuba, dom Sergio “tem demonstrado ser verdadeiro pastor e guia, além de se destacar no zelo apostólico com os padres, leigos e autoridades”.

Prova desse dinamismo, segundo o padre, são as visitas pastorais que o bispo tem feito pelos municípios desde que assumiu a diocese.

ORIGEM

Descendente de família polonesa por parte de pai e alemã por parte de mãe, dom Sergio é natural de Palmeira (PR). Em sua caminhada vocacional, foi ordenado presbítero em 18 de dezembro de 1983 na igreja de Nossa Senhora de Fátima, em sua cidade de origem.

Vinte anos depois de ter exercido o sacerdócio como padre, foi ordenado bispo na cidade de Assis (SP), em 2004, e assumiu a Diocese de Araçatuba em 29 de agosto do mesmo ano.

DIA DO PADRE

Ainda neste mês de agosto, no dia 4, foi comemorado o dia do padre. Nessa data, também se comemora o dia de São João Maria Vianney (1786-1859), que é padroeiro dos sacerdotes. Ainda neste ano, a Igreja Católica comemora os 150 anos da morte do santo.

Durante a audiência geral do dia 5 deste mês, no Vaticano, o papa Bento XVI dedicou a catequese a destacar a vida e o exemplo do padroeiro do Ano do Sacerdócio, São João Maria Vianney.

Em seu discurso, o pontífice recordou também que “o centro de toda sua vida era a Eucaristia, que celebrava e adorava com devoção e respeito. Outra característica fundamental desta extraordinária figura sacerdotal era o assíduo ministério das confissões”, acrescentou.

O papa ainda lembrou que mesmo após 150 anos da morte do santo, “os desafios da sociedade de hoje não são menos exigentes; se fizeram mais complexos”.

Bento XVI encerrou destacando que “somente se estiver apaixonado por Cristo, o sacerdote poderá ensinar a todos esta união, esta amizade íntima e infundir entusiasmo e vitalidade espiritual às comunidades que o Senhor lhes confie”.