Salvação é estarmos junto com Deus, diz padre de Piacatu durante a Missa do Galo


Ao final da missa, jovens e crianças encenaram um “presépio vivo” no altar

25/12/2023 09:41 - Atualizado em 11/03/2024 10:52 | Por: Otávio Manhani

Otávio Manhani/Jornal Comunicativo

Crianças e jovens encenando o presépio vivo

“Salvação é estarmos juntos com Deus. Nós viemos dEle e é para lá que nós vamos voltar”. Foi o que afirmou o padre Luiz Henrique dos Santos Carreira durante a Missa da Vigília - mais conhecida como Missa do Galo -, realizada ontem (24), em Piacatu.

A missa, que teve início às 18h na igreja matriz de São José, foi concelebrada pelo padre Ricardo Carlos, que é natural de Piacatu. Padre Ricardo Carlos é inspetor da Missão Salesiana de Mato Grosso e chanceler do UniSalesiano.

Durante a homilia, padre Luiz Henrique disse que é preciso entender o que significa a palavra salvação. “Salvação é uma iniciativa de Deus de nos atrair à Ele. Deus não se cansa de socorrer o seu povo. Então, neste Natal, é preciso abrir nosso coração para acolher Deus, que vem ao nosso encontro”.

O padre também mencionou três disposições para acolher a Deus, sendo a primeira: simplicidade de coração. “Dê espaço para Jesus em sua vida”, recomendou. A segunda disposição citada foi a confiança. “É preciso confiar mais no Senhor, em sua palavra, suas promessas”, frisou.

E acrescentou: “Deixa Deus te aconselhar. Ele é o Deus forte! Quando você se sentir fraco, busque ao Senhor; é Ele que te sustenta. Nosso futuro está seguro em Suas mãos. Seja simples! Coloca seu futuro nas mãos de Deus, saiba esperar, saiba confiar! Ele é o Príncipe da Paz”.

A terceira disposição dita pelo padre foi conversão. “A gente não muda de vida se não mudar o jeito de pensar. Precisamos mudar de vida, abandonar o mal, a impiedade. Uma pessoa equilibrada consegue acolher a Palavra de Deus. Vamos pedir a graça do equilíbrio!”, exortou o sacerdote.

O padre pediu aos fiéis que fugissem dos extremos. “Os extremos não nos ajudam a acolher o amor e a paz”. E finalizou: “Estas três disposições podem nos ajudar a celebrar um santo e frutuoso Natal. Precisamos abrir a nossa mente para acolhermos o “novo” de Deus em nossa vida e vivermos o verdadeiro Natal”.

Ao final da missa, um grupo de jovens e crianças da catequese apresentaram uma encenação de um presépio vivo, no altar. Devido o padre Luiz Henrique ter que celebrar a Missa do Galo na Paróquia Nossa Senhora das Graças, na cidade vizinha de Santópolis do Aguapeí, ele não conseguiu acompanhar a encenação.

Com a necessidade da ausência do padre Luiz Henrique ao final da missa, o padre Ricardo Carlos acompanhou a encenação do presépio vivo e concedeu a bênção final.

GALERIA DE FOTOS